Ao contrário do que faz na vida real, muita gente não se preocupa com os seus dados na internet quando posta o endereço físico nos perfis, fotos pessoais, gostos particulares e locais onde freqüenta (vide Foursquare) ou usa senhas fáceis de serem descobertas.
Por isso, a F-Secure fez uma ação bem curiosa: mandou “John” divulgar em praça pública o número do cartão de crédito, distribuir panfletos com a senha do Facebook e outras informações pessoais que fazem a alegria dos hackers. No final do vídeo, a pergunta: é assim que você age online?
Tudo isso foi feito para conscientizar as pessoas sobre a importância da segurança online. Se você coloca o seu nome ou a data de nascimento como senha, seja mais esperto que John.
[…] This post was mentioned on Twitter by BW2R Solutions, Rafael Cruz Gallego. Rafael Cruz Gallego said: Ação a favor da segurança online http://bit.ly/dZWhu5 […]
Eu gostei da iniciativa. E olha que muitas pessoas aceitaram a senha.
O comportamento online precisa mudar, mas a tendência é que continue como está. As pessoas, principalmente os jovens e adolescentes, estão se tornando cada vez mais escravos da internet e dependentes do mundo virtual para se satisfazerem. Onde é que vamos parar? Até as empresas estão deixando de investir em lazer e estruturas nas cidades para investir no universo virtual.
Na internet a onda é mostrar o que tem, o que faz, onde mora e como se comporta no dia-a-dia – um prato cheio para os mal intencionados.
Legal essa ação da F-Secure. Bom para lembrar as pessoas de que internet não é brincadeira, e que deveria ser levada mais a sério ;]