O Cliente é a razão de viver de qualquer agência de publicidade. Afinal, ela existe para resolver os problemas de comunicação da empresa e torná-la conhecida para o mercado e seus consumidores. Logicamente, muitos empresários têm consciência da sua importância e, como todo ser humano, comporta-se de maneiras diferente diante da equipe que ele contratou para criar e veicular suas campanhas. A seguir, vou listar alguns tipos que trabalho ou trabalhei.
O ansioso
Esse Cliente confia no trabalho da agência, mas desconfia que ela seja capaz de entregar a campanha no prazo estipulado. Por isso, liga de hora em hora para saber se o anúncio está pronto, se o outdoor vai sair no dia certo ou se o comercial não está demorando na finalização. Isso acontece mesmo que a campanha anterior tenha saído sem nenhum problema.
O dono da agência
Quando o Cliente sabe que é o maior anunciante, geralmente ele começa a dar opinião no trabalho dos criativos, enlouquecendo a agência. Às vezes, ele chega de surpresa e senta ao lado do diretor de arte para opinar sobre o tamanho do logotipo, depois confere os títulos e textos do redator e “sutilmente” sugere a sua própria idéia. Mas no final, a campanha sai com a marca da agência.
O “bonzinho”
O prazo está apertado e as peças só ficarão prontas no dia seguinte? Pode remarcar a apresentação sem problemas. Geralmente aprova tudo “de primeira”. É um tipo muito raro, mas pode ser um lobo em pele de cordeiro. Ele dá mais liberdade para trabalhar, mas se a campanha não gerar resultado, será o primeiro a apontar o dedo e até ameaçar trocar de agência.
O “difícil”
Para não dar o braço a torcer, sempre tem algo para mudar nas idéias apresentadas, mesmo que seja apenas uma cor utilizada no texto. Depois de muitas “refações”, ele não se dá por satisfeito, mas como o prazo está acabando chega à conclusão que a segunda idéia era mesmo a melhor.
O terrorista
Está sempre insatisfeito com trabalho apresentado. A cada reprovação, resolve dar uma de Osama Bin Laden e ameaçar a soberania da agência informando que “da próxima vez” vai chamar o seu próprio “designer” para fazer todo o trabalho por um “preço melhor”. Claro que ele nunca cumpre essa promessa, pois sabe que quem sairá perder é a sua própria empresa.
O negociador
Está no DNA do brasileiro sempre dar a tradicional “choradinha” e na publicidade não é diferente. O Cliente sempre acha que o serviço tá caro e pergunta se não tem como dar um desconto. Quando vê a sua oferta recusada, ameaça virar o terrorista, mas isso pode ser evitado com bons argumentos.
—————–
É claro que essas características são variáveis e, às vezes, o mesmo Cliente tem um pouco de cada tipo. Por isso, acredito que não há solução definitiva para evitar esse comportamento de quem paga para ter criatividade nas campanhas. O jeito é achar caminhos para diminuir os efeitos nocivos que isso pode ter no trabalho.
E você? Quais são os principais tipos que você convive na sua rotina? Se tiver algum que não foi listado aqui, fique à vontade para contar a sua história nos comentários.
Cara! o que mais tem aqui na agencia é cliente ” o dono da agencia ” e o “dificil”
haha
pois é..o pior que existe é aquele “sabe tudo”….frases do tipo: “ah…altera aí isso é mto simples já tem o layout”….”é só mudar as cores e aquele detalhezinho”…por aí vai…
Por aqui, o mais incomum é o bonzinho! Mas aposto que todos mudariam se os atendimentos fossem menos prostituidos.
Engraçado depois de lermos a complexidade dos clientes chegar alguém e dizer que na verdade os atendimentos que são prostituídos. Lamentável.
Acho que alguns deveríam baixar um pouco o ego. No caso, quem determina se o atendimento é ruim, ou a criação que não foi acertiva.
Alex só uma diga pra você, uma peça quando é realmente boa ela se vende por si só.
[…] situação é muito difícil de acontecer na vida real, existem tipos de cliente que não toleram que a agência force o limite imposto no briefing. A agência, por sua vez, segue […]
[…] apresentação de quem trabalha nas principais funções do mercado publicitário, sem esquecer do Cliente.Bote a cabeça pra funcionar e responda nos comentários: quais outras frases deveriam estar nessa […]
Excelente Post!
Quem convive em um ambiente de trabalho de agências de publicidade, sabe muito bem o que esse post significa. Na maioria das vezes, o cliente tem contato direto com os funcionários da empresa e sem dúvida influencia no trabalho de cada um, é preciso saber lidar com cada perfil de cliente para lhe oferecer um trabalho que supra suas necessidades sem tirar o profissionalismo da agência.
[…] um sabe a melhor forma de passar o objetivo da campanha para sua equipe. Mas assim como existem tipos de cliente, existem algumas características que podemos encontrar em tipos de […]
[…] pensar que, depois de quatro anos deste post com definições sobre publicitário ainda tem tipos de cliente que considera o serviço publicitário algo parecido com os de garotas de […]
[…] Advogado: usa argumentos para defender a ideia da execução sumária do juiz, mais conhecido como Cliente. […]
[…] conhecia vários tipos de cliente de uma agência publicitária e aqueles não fugiam das características dos outros. Depois da apresentação de todos os […]
hahahhahha boa!
É, quero só ver se eles metem o pé lá na DM9 ou na Africa e dão uma de bom.