Em um dos episódios da nova temporada de Mad Men, uma garota fala para Don Draper o seguinte: “Publicidade? Isso é lixo”. Ele responde tranquilamente: “Então pare de comprar coisas”.
De agora em diante acho que darei esta resposta caso venham comentar algo semelhante comigo. De vez em sempre vejo alguma pessoa reclamando de como odeia comerciais, anúncios e toda e qualquer coisa que lembre o assunto. Talvez o problema em si não seja a publicidade em si, mas a enorme quantidade de comercial “feijão com arroz” e a mania quase automática de pegar o controle remoto na hora do intervalo do programa favorito.
Já pensou como seria o mundo se a presença da publicidade e propaganda?
Pouca concorrência no mercado:como precisa de comida, roupas, calçados e outros elementos para sobreviver, existiria apenas uma ou outra empresa para cada segmento. Afinal, ninguém seria apaixonado por uma marca e compraria apenas para satisfazer suas necessidades básicas.
O mundo seria mais chato: sem motivos para anunciar, já que todo mundo sabe onde comprar o que precisa, seríamos rodeados de lojas com placas escritas “sapatos”, “supermercado” e por aí vai. Programas de TV e filmes teriam produções mais modestas, já que dependeriam das próprias pernas para se desenvolver.
Tipos de comportamento não existiriam: porque você acha que muita gente gosta de comer pipoca com guaraná? Comer pão com manteiga?
O ritmo do desenvolvimento seria menor: se ninguém teria orgulho de possuir uma camisa de marca X, porque existiriam empresas interessadas em desenvolver modelos diferenciados? Se as pessoas não são estimuladas a consumir, empresas não se interessariam em criar novos produtos para facilitar a vida delas. O lançamento de um produto não garantiria a sobrevivência deste, já que gerava lucro.
Ou seja, de uma forma ou de outra, a publicidade beneficia e influencia a todos, mesmo que você não perceba.
[…] This post was mentioned on Twitter by Matheus A.Rodrigues, Mundo Publicitário. Mundo Publicitário said: #blogcitário E se publicidade e propaganda não existissem? http://bit.ly/9BW2W8 […]
Faltou você falar sobre a propaganda boca a boca. Acho que não existiria fofoca sem ela. kkkkkkkkkkk
Tem certo tipo de coisas que é muito forte… Boca a Boca é uma delas.
Abraços e ta show de bola o blog.
Boca a boca é uma publicidade, porem muito lenta. Os empresários, muitos deles, não acreditam que a propaganda é dinâmica, a boa e bem feita propaganda, tem o melhor exemplo na história de Jesus Cristo que 2 mil anos depois continua vivo e presenta na memória do povo. Os negócios, de um modo geral, têm duas vertentes: continuar vendendo e a outra é aumentar suas vendas.
Seu post faz parecer que sem publicidade ninguém é capaz de decidir se gosta ou não gosta de algo. Fica parecendo que só existe opinião porque existe propaganda. Meio pretencioso não?
Marim,
Eu digo que a publicidade ajuda na sua escolha sim. Ou tudo que vc veste, come e bebe foi escolhido de uma hora para outra? Até a sugestão de amigos é derivada de alguma forma de algum tipo de propaganda.
Concordo com você, todos gostam de reclamar das publicidades e das propagandas, (principalmente propaganda política) e com certeza a maioria, senão todos os “reclamadores” tem lá sua marca preferida do biscoito ao shampoo.
Todo mundo fala mal dos publicitários(as)
mas o que seria tudo isso sem a propaganda.
Na verdade acho que eles não seriam capazes de fazer comerciais tão bons como há no “mercado”.
Eu como estudante de técnico em publicidade e propaganda, até desanimo por tantas criticas.
Mas sem publicidade oq seria ?
Adorei o blog. beijos !
Tá aí falou algo interessante .Sem a propaganda não haveria o estímulo p/ a competição e o desenvolvimento .
Ótimo blog , não conhecia ,show de bola!!!
É a velha história da escova de dente. A propaganda dá ao povo a noção de que o produto existe e estimula a concorrência que por sua vez estimula o desenvolvimento. se não houvesse propaganda talvez não saberíamos que a escova de dente existe, e se não houvesse concorrência os chineses escovariam os dentes com cerda de porco até hoje.
Comparando superficialmente com o mundo animal, 2 pavões podem gerar filhotes da mesma forma. Mas o da cauda mais bonita leva vantagem.
O ato de “vender” é natural ao ser humano para provar que algo que faz é melhor que o do outro. A diferença está no fato da publicidade ter se tornado uma “ciência” especializada em fazer isso, a partir do momento em que o mercado é livre para concorrências.
Não dá pra imaginar o mundo sem publicidade.
engraçado como as pessoas confundem as coisas. Uma coisa é “vender” e “informar”, outra é coagir, fazer pensar q um produto é infinitamente melhor q outro qdo. na verdade é igual, ou criar uma “alma” e fazer imbecis acreditar q seriam iguais às celebridades simplesmente por usar determinado produto. O q se vê hj é uma distorção dos princípios liberais básicos: simetria de informação. Qdo. um publicitário inventa ou aumenta as características de um produto, a simetria de informações se perde e assim um dos pilares do livre mercado. E outra coisa, imagina quão mais barato seria um produto se o consumidor não tivesse q pagar pela embalagem, pelo salário do publicitário, pela veiculação caríssima na mídia e pelo cachê da celebridade q faz a propaganda da Monange ou do Caldo Knorr mas não os usa de jeito nenhum. Eu não tenho nenhum problema com os produtos criados pelo capitalismo, mas o pedágio q pagamos a uma casta privilegiada eu abro mão, até pq a maioria dos comerciais é desinformadora.
Sem querer ser natureba mas até qnd vai durar isto pqeste ritmo de consumo e insustentável, então senão tiver mais recursos a publicidade vai fazer o que pelo capitalismo e pela opinião ou pelo desenvolvimento ?
Muito bom ótimo comentário eduardo, Sem querer ser natureba mas até qnd vai durar isto pq este ritmo de consumo e insustentável, então senão tiver mais recursos a publicidade vai fazer o que pelo capitalismo e pela opinião ou pelo desenvolvimento ? Tá mais que.na hr de começar a pensar em sustentabilidade.
A ideia do 5 segundos, dos videos publicitários no youtube é esplendida, isso é o que na verdade determina se quem vai assistir aquele vídeo com aquela propaganda chata no inicio (como dizem). vai interessar-se pela propaganda, é esse 5 segundos que precisam ser o mais incríveis do vídeo publicitário, porque se tivesse a opção pular publicidade em 1 segundo, ninguém assistiria os videos de publicidade do youtube.
cara, tem muita gente falando que a propaganda nao é tao importante assim, COMO ASSIM NAO É??? foi feito uma pesquisa em que taparam os olhos de algumas pessoas e deram dois copos de refrigerante sabor cola pra elas, um com coca e o outro com pepsi, a maioria disse q o mais saboroso era o da pepsi,porém compravam coca em seu di-a-dia, ou seja compravam pela MARCA e nao pelo sabor em si…
nossa cara que texto coxinha… —
A publicidade é diferente pensar assim é voltar na época em que Ogilvy estava vivo
Parabéns pelo post pessoal!
Marcos da Publicidade e Propaganda no Passado.
Assim como as demais profissões do mercado, sempre há a grande dúvida: mas quando teve início a profissão de publicidade e propaganda? Uma necessidade, ou apenas uma brecha de oportunidade?
Há relatos históricos do papel da publicidade desde a antiguidade clássica. Os egípcios já utilizavam de tais técnicas para estimular suas vendas através da utilização de papel (papiros), com propagandas através de anúncios em cartazes. Podemos citar ainda os primórdios da civilização, com pinturas feitas em rochedos, muralhas e afins. É interessante ressaltar que as técnicas eram utilizadas pela necessidade de comunicação e alcance do público consumidor, tal técnica que teve início instintivamente e atualmente é tão elaborada que até mesmo os psicólogos auxiliam na produção de material de publicidade, de acordo com a tendência cultural e estilo de vida da população.