Às vezes eu escrevo aqui como as agências e as ONG´s conseguem criar comerciais e ações sensacionais que chamam a atenção das pessoas para a causa divulgada.
No melhor estilo Greenpeace, a Y&R de Buenos Aires criou para a Fundacion SoloUnPlaneta esta ação de guerrilha simplesmente genial em um famoso campo de futebol da Argentina (fico devendo o nome do estádio) para alertar sobre o problema do desmatamento ao redor do planeta.
A mensagem, no centro, é clara: “a cada 2 segundos perdemos isto”, logicamente se referindo ao tamanho do gramado. Quarenta mil pessoas viram ao vivo e mais de um milhão assistiram esta ação pela TV. O vídeo mostra todo o processo e a grande repercussão na imprensa argentina.
São idéias como essa que dá orgulho em ser publicitário. E também não é à toa que os nossos hermanos hoje estão nas primeiras posições quando se trata em criatividade publicitária.
Update: Tiago Ferronatto respondeu nos comentários que o estádio em questão é o Juan Domingo Perón, domínio do Racing.
Esse é o Juan Domingo Perón, a cancha do Racing, um dos mais tradicionais e com a torcida mais fanática daqui. Fica em Avellaneda, na Grande Buenos Aires.
O interessante é que o Racing vem sendo protagonista de várias ações de marketing interessante por sua história. As duas mais legais:
– no começo do Clausura, o clube anunciou sua nova camisa, SEM a marca do patrocinador majoritário, o Banco Hipotecario. A medida veio do próprio banco, que disse “a camisa não é nossa, mas do torcedor. Estamos devolvendo a camisa para seus verdadeiros donos”, refletindo a postura do banco, que trabalha co consórcio e hipotecas de moradias.
– O clube, torcida e o estádio têm papéis vitais importantes na história de “O Segredo de Seus Olhos”, ganhador (merecido) do Oscar de melhor filme estrangeiro.
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