Enquanto a nova geração publicitária aposta quase todas as fichas que o futuro da profissão está na internet e nas suas queridas mídias sociais, a Wieden + Kennedy mostra com a Nike como a “velha mídia” pode ganhar destaque e continuar sendo a menina dos olhos do anunciante. Assim, o sucesso no Twitter, Facebook e outras redes virão naturalmente.
Considero os comerciais da Nike um dos principais cases para continuar acreditando na publicidade tradicional, desde a idéia e o roteiro sejam os reis da produção. Estava planejando fazer a minha lista dos melhores comerciais, mas um blog francês chegou na frente e apresentou a sua lista. Por isso, vou fazer o top dessa lista, que concordo, apenas mudaria algumas posições.
1- Write the future
A Nike pode ser considerada a “Pixar da publicidade”, mas este ano ela e os criativos da W+K conceberam a sua obra prima. Como não se envolver com uma verdade universal em época de Copa do Mundo: um lance pode reescrever a sua história, graças aos seus pés. O material está fazendo tanto sucesso que está dando de goleada na sua rival Adidas: Messi , Zidane e Cia conseguiram “apenas” 170.000 mil views com o Fast VS fast contra os 7 milhões de Cristiano Ronaldo, Rooney e o até excluído Ronaldinho Gaúcho. Contra números, não há argumentos. E a direção de Alejandro Iñarritu (Babel) também não.
2- Torneio Secreto
Esse comercial passava na MTV e sempre parava tudo o que estava fazendo para assistir aos trechos do campeonato onde os astros disputaram o inusitado torneio de “golzinho” dentro de uma jaula. Quando passava o vídeo completo, era diversão garantida. Inesquecível. Na época, o site da Nike disponibilizava o download do game inspirado na campanha.
3- Take it to the next level
Que tal o diretor filmar em primeira pessoa e você se sentir o protagonista da história? Guy Ritchie foi lá fez.
4- Olé
Em 2004, a marca resolveu colocar os seus maiores patrocinados em um duelo de dribles. Apesar da dublagem bizarra na voz de Roberto Carlos, mas um show para os fanáticos por futebol.
5- Joga Bonito
Esta campanha representou a inserção oficial da marca nas redes sociais, com a criação aqui no Brasil de uma espécie de Orkut para os fãs de futebol.
Menção de honra: Soccer freestyle
A Nike já tinha veiculado o Basketball Freetyle. Porque não fazer o mesmo com os jogadores do esporte mais popular do planeta?
É por esses e outros motivos que a Nike é uma marca que está nos corações e mentes de milhões de pessoas ao redor do mundo, ao deixar claro o seu posicionamento e oferecer, além disso, diversão de primeira nos intervalos comerciais e na web. Lembre de mostrar isso para o seu cliente para ver se ele se inspira na vírgula que vale mais que um milhão de palavras.
Um dos melhores posts até agora. Caramba, fiquei bestão vendo os vídeos, principalmente o 1º e o 6º.
[…] É por esses e outros motivos que a Nike é uma marca que está nos corações e mentes de milhões de pessoas ao redor do mundo, ao deixar claro o seu posicionamento e oferecer, além disso, diversão de primeira nos intervalos comerciais e na web. Lembre de mostrar isso para o seu cliente para ver se ele se inspira na vírgula que vale mais que um milhão de palavras. via […]
show, no 4º video a “voz estranha” é pq ele zoa os portugueses, imitando seu sotaque
a nike faz belos videos, so que os produtos nao sao muito de qualidades, adiquiri um produto deles e deu defeito de fabrica e eles nao querem resolver meu problema.
fico muito triste com isso uma marca dessas pensei que o consumidor tivesse mais credibilidade.
A nike faz muito susesso
[…] um grande exemplo que de marca que veicula comerciais convencionais que se tornam virais naturais. O Write the future e outros vídeos se espalham com muita facilidade não porque são bem investidos tanto na parte técnicas quanto […]
[…] um grande exemplo que de marca que veicula comerciais convencionais que se tornam virais naturais. O Write the future e outros vídeos se espalham com muita facilidade não porque são bem investidos tanto na parte técnicas quanto […]
o comercial 6 me lembra o filme todo mundo em panico 2 hahaha a cena do cara da cadeira de roda girando de ponta cabeça !!!
[…] ação me fez lembrar do clássico comercial do torneio secreto da Nike. Share Guerrilha brasil, Continental, França, futebol Criatividade x […]
Tem um comercial raro que eu nunca consegui achar. Foi feito em 2002 em homenagem ao Brasil pela copa do mundo e com crianças de diversas cidades explicando suas características que as fazem “melhores do mundo”.
Se alguém lembra e tem o vídeo seria ótimo vê-lo de novo.
[…] 5 Comerciais da Adidas 08. Jul, 2011 0 Comments Há alguns meses fiz uma lista dos melhores comerciais da Nike e agora é a vez de fazer o mesmo com a sua maior concorrente. A marca alemã já mostrou coisas […]
[…] se bem utilizada, pode se tornar um aliado poderoso para a publicidade de uma marca, como a Nike faz muito bem. O que chamou a atenção foi como a Samsung divulgou a qualidade dos seus produtos usando o […]
[…] e sem sentido. Quem entende do riscado entrega algo que traduz a empresa em questão de segundos, como a Nike. Pensando em formar um rápido guia de inspiração para diretores de arte, designers e afins, […]
[…] para qualquer empresa que deseja se tornar uma marca naturalmente apaixonante. Há anos ela cria comerciais sensacionais e nestas Olimpíadas de Londres está trollando o seu principal concorrente, que é a patrocinadora […]
[…] uma pegada parecida com o Write The Future da Nike, o diretor conta com David Luiz, Agüero e Falcão Garcia para transmitir no comercial o […]