Artigo

As aparências enganam

Às vezes, eu compreendo porque muita gente odeia propaganda e acha que todo e qualquer publicitário é mentiroso. Os anúncios mostram um mundo perfeito, onde não existe miséria, feiúra ou qualquer outro problema que todo mortal encontra em um dia comum.

Faz algum tempo que postei no Twitter um vídeo onde mostram todo o processo para deixar um hambúrguer lindo e apetitoso para um comercial de TV e para os outros meios.* Certamente abre o apetite de qualquer um abre quando vê este anúncio da Burguer King. Se o anúncio for de um restaurante delivery, provavelmente seu dedo já estará teclando os números do local para pedir aquela beleza de comida.

Só que depois da queda, vem o coice: aquele belo hambúrguer virou abóbora. Essa frustração foi muito bem retratada nesta cena do filme Um dia de fúria, onde Michael Douglas vive o estressado William Foster.

“O que há de errado com a foto”? Foster pergunta. Não há nada de errado com ela, pois foi feita para vender o produto. A nossa sorte é que não existem muitos Fosters por aí para dar uma resposta mais pesada, como metralhar o local.

Mas se a publicidade resolvesse usar a realidade nua e crua, as lanchonetes, lojas de moda e outros que vendem uma aparência perfeita, mas irreal, continuariam a vender os seus produtos tão bem como acontece atualmente? Uma campanha a la Toscani funcionaria com qualquer empresa? Talvez essas questões nunca sejam respondidas, mas vale como reflexão.

*Update: Pelo próprio twitter, enviaram um post com o vídeo que comentei logo acima, onde uma cozinheira dá uma de Mister M e desvenda o segredo do Bigmac perfeito. Vale conferir.

Deixe seu recado

4 Comentários

  1. otima colocação.

    poderia ter mais videos falando disso. de como é esa p´re produção de alimentos p/ publicidade. Como por exemplo a fumacinha do arroz é um cigarro aceso em baixo da panela… hehe

    enfim… poderiam produzir um video desse!
    ;D

  2. Lembrei de uma crônica do L.F.Verissimo (acho que do livro A Mesa Voadora), onde ele retrata bem essa realidade no diálogo entre um cliente e o garçom de um restaurante. O cliente aponta uma foto no cardápio e diz ao garçon que quer um daquele. O garçon responde: “igual a esse da foto eu nunca vi por aqui não”.
    🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile