Quem trabalha com criatividade (publicitários, cineastas e artistas em geral) sabe como é difícil ter uma idéia simples e genial. Mas quando ela acontece, todo o esforço vale a pena e ela se torna inesquecível, como é o caso da campanha “chaves” criada pela agência Master para a Ciavena, concessionária importadora dos modelos Audi.
O roteiro do comercial tem uma virada espetacular e chego a comparar ao final surpreendente do Sexto Sentido e da season finale da 3ª temporada de Lost. Porque é quase impossível não soltar um “puta que pariu” depois de assistir ao vídeo. E tudo começa com uma simples pergunta: “o que você quer em um carro”? Mesmo não sabendo inglês, você entenderá a idéia muito bem.
Ou seja, a agência fez hard sell que, ao contrário do que se espera, faz elogios aos concorrentes para se beneficiar segundos depois dessa “gentileza”.
Como não poderia deixar de ser, a campanha ganhou muitos prêmios, inclusive o Grand Prix do NY Festival 2004, o único ganho por uma agência brasileira neste festival. Em Cannes, ficou apenas na short list. Fico pensando como uma idéia fantástica como essa não conseguiu pelo menos um leão de bronze. Mesmo assim, aposto que muitos criativos dariam um braço pela paternidade desta idéia.
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Calma,
Seu eufemismo não foi contagiante…
Uma boa idéia, simples mas não genial…
Idéias como esso a foram frequentemente apresentadas pela brilhante Marta Pereira de Almeida, diretora do grupo de contas da Almap detentora da conta desde sua chegada ao Brasil, nos idos de 1994….
[…] ação da Renault em cima de carros populares. Uma das especialistas nesse assunto é a Audi, que já cutucou a três concorrentes de uma vez além de realizar uma disputa em outdoors com a […]