No último domingo foram divulgados os vencedores do Oscar 2010. Além de consagrar Kathryn Bigelow e o seu Guerra ao Terror, a Academia premiou o curta Logorama, de Nicolas Schmerkin, na categoria Melhor Curta de Animação.
Enquanto a maioria dos filmes nos mostra um mundo sem outdoors, banners e outras formas de publicidade (exceto os merchans dos patrocinadores, claro), Logorama faz justamente o contrário: constrói uma trama onde os personagens são ícones ou mascotes de marcas famosas sem parecer um comercial gigante da Polishop, justificando o título da obra.
Depois do Oscar é natural que a procura por download de Logorama aumente. Mas você pode conferi-lo, na íntegra e com legendas, apertando o play logo abaixo. A duração é de apenas quinze minutos.
Como disse o Nicolas no seu discurso, agora é torcer para nenhuma marca querer processar os produtores da animação, principalmente o dono do palhaço mais famoso do mundo da publicidade, que foi colocado como o vilão da história. Espero que eles tenham a mente aberta de que isso é ficção e não representa a realidade.
Social comments and analytics for this post…
This post was mentioned on Twitter by jandher: http://bit.ly/aiUAkO Logorama, melhor curta, legendado….
Eu iria achar ótimo alguém usar a marca da minha empresa em algo do gênero e ainda ganhar o oscar…
Uma das maiores propagandas deles no mundo todo e ainda de graça…
deviam eh pagar pros caras por usar…
Esse comentário é sobre um fato curioso que aconteceu semana passada, depois da cerimônia de premiação do OSCAR 2010.
O filme vencedor na categoria “melhor curta-metragem de animação”, “Logorama”, do cineasta argentino Nicolas Schmerkin, é visualmente e conceitualmente, muito parecido, mas muito mesmo, com minha série de colagens digitais feitas a partir de logomarcas, que batizei de “LOGO ART”. Para ver minhas imagens acesse http://www.flickr.com/photos/marafundabstrata.
Desde 2006 venho desenvolvendo a “LOGO ART”, a simultaneidade com o filme “Logorama” mostra como as idéias estão no ar e foram captadas e elaboradas por dois artistas que não se conheciam e criaram obras independentes entre si, mas em profunda ressonância estética; um nas artes plásticas e o outro no cinema.
Sinceramente é obvil que eles pediram autorização das marcas para fazer o longa prova disso é que a coca-cola não se encontra ai pq o dono não liberou o uso de imagem!!!
Eu achei interessante a forma de merchandising utilizada, ás vezes fica ate dificil ler a legenda porque são muitas informaçoes ao mesmo tempo…
Muito Criativo!
Parabens ao Argentino aee.
Maravilhoso, esplendido e ganhador do OSCAR 2010! Que bela propaganda das marcas e ícones da barbárie. What porra is that? Where´s WTC? Oh shit, oh god, jc, motherfuckers, sons of a bitch! Que belo sacanear os símbolos! Digno do “pensar” Walt Disney. Um terço dos humanos tem fome, sede e moram ao relento; e eu, você e os dois terços restantes somos os responsáveis disto. Saudações a todos, nos vemos no inferno! I never will GO to heaven! And you? Meu um único desejo é acender uma chama em vosso coração e em vossa mente e viver, um dia, mesmo que seja um único dia em que todos seremos iguais. Bem, então, vamos aos donos. Eis a nominata:
– Estados Unidos – Presidente Barack Obama
– Japão – Imperador Akihito – Primeiro-ministro Yukio Hatoyama
– Alemanha – Chanceler Angela Merkel
– Reino Unido – Chefe de Estado Isabel II – Primeiro-ministro Gordon Brown
– França – Presidente Nicolas Sarkozy
– Itália – Primeiro-ministro Silvio Berlusconi
– Canadá – Primeiro-ministro Stephen Harper
– Rússia – Presidente Dmitry Medvedev
– União Europeia – Presidente José Manuel Barroso e Fredrik Reinfeldt
– África do Sul- Jacob Gedleyihlekisa Zuma
– Arábia Saudita – Abdallah bin Abdul Aziz Al-Saud
– Argentina – Presidente Cristina Fernández de Kirchner
– Austrália – Primeiro-Ministro Kevin Rudd
– Brasil – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
– China – Presidente Hu Jintao – Primeiro-ministro Wen Jiabao
– Coréia do Sul – Presidente Lee Myung-bak – Primeiro-ministro Chung Un Chan
– Índia – Presidente Pratibha Patil – Primeiro-Ministro Manmohan Singh
– Indonésia – Presidente Susilo Bambang Yudhoyono
– México – Presidente Felipe Calderón
– Turquia – Presidente Abdullah Gül – Primeiro-ministro Recep Tayyip Erdo?an
1 – Royal Dutch Shell – Petróleo (Holanda) – US$ Bi 458,3
2 – Exxon Mobil – Petróleo (EUA) – US$ Bi 442,8
3 – Wal-Mart Stores – Varejo (EUA) – US$ Bi 405,6
4 – BP – Petróleo (Grã-Bretanha) – US$ Bi 367
5 – Chevron – Petróleo (EUA) – US$ Bi 263,1
6 – Total – Petróleo (França) – US$ Bi 234,6
7 – ConocoPhillips – Petróleo (EUA) – US$ Bi 230,7
8 – ING Group – Financeiro (Holanda) – US$ 226,5
9 – Sinopec – Petróleo (China) – 207,8
10 – Toyota Motor – Automotivo (Japão) – US$ Bi 204
General Electric; China Mobile; Indl. & Coml. Bank of China; Microsoft ; Gazprom; At&T; Citigroup; Bank of America; Procter & Gamble; HSBC; China Construction Bank; China Life Insurance; BHP Billiton; Cisco Systems; EDF; Vodafone Group; Johnson & Johnson; Berkshire Hathaway; Bank of China; Nestle; American International Group; Pfizer; Roche; IBM; Vale do Rio Doce; Petrobras; JP Morgan Chase; Intel; Nokia; GlaxoSmithKline; Eni; Altria Group; Novartis; Apple; Telefonica; Coca-Cola Company; Google; Rio Tinto; Verizon Communications; Hewlett-Packard; Eon.
1 Carlos Slim Helu e família US$ 53,5 bilhões
2 Bill Gates US$ 53 bilhões
3 Warren Buffett US$ 47 bilhões
4 Mukesh Ambani US$ 29 bilhões
5 Lakshmi Mittal US$ 28,7 bilhões
6 Lawrence Ellison US$ 28 bilhões
7 Bernard Arnault US$ 27,5 bilhões
8 Eike Batista US$ 27 bilhões
9 Amancio Ortega US$ 25 bilhões
10 Karl Albrecht US$ 24 bilhões
11 Ingvar Kamprad e família US$ 23 bilhões
12 Christy Walton e família US$ 22,5 bilhões
13 Stefan Persson US$ 22,4 bilhões
14 Li Ka-shing US$ 21 bilhões
15 Jim Walton US$ 20,7 bilhões
16 Alice Walton US$ 20,6 bilhões
17 Liliane Bettencourt US$ 20 bilhões
18 S. Robson US$ 19,8 bilhões
19 Alwaleed Bin Talal Alsaud US$ 19,4 bilhões
20 David Thomson e família US$ 19 bilhões
Antonio Rezende – Anno domini 2010
Não pude resistir ao “obvil” do Renato. Vai estudar para não pagar mico na rede mundial, em vez de ficar no Orkut.
[…] também no Cinemania 50 e no Blogcitário. ^^ Vídeos | Você pode deixar um comentário, ou trackback de seu próprio […]
É claro que o papo do produtor:”Espero que eles tenham a mente aberta de que isso é ficção e não representa a realidade.” é pura mentira. Todos sabemos que o filme representa uma crítica à atual sociedade como um todo
Oscar?
Deve nem acreditar que seja real para quem fez isso. Que as coisas tem seus valores..
[…] [3] https://blogcitario.blog.br/2010/03/logorama-a-publicidade-oscarizada/ – Acessado em 24/11/2011. Share this:TwitterFacebookLike this:LikeBe the first to like this post. […]
[…] https://blogcitario.blog.br/2010/03/logorama-a-publicidade-oscarizada/ […]