“Se blogueiro fosse Pokemón, o próximo estágio de evolução seria para especialista em mídias sociais”.
Twittei esta frase há alguns dias para ironizar a “primeira geração” de tal função, uma das mais novas criadas para a comunicação digital. O cargo também é conhecido como analista de mídias sociais e a @MissMoura explica neste post o que este profissional deve fazer de verdade além de saber navegar no Twitter, Orkut e outras redes sociais.
E como muitas agências e empresas ignoram os requisitos básicos relatados no post da MissMoura, vemos muitas ações sendo realizadas de forma equivocada e alguns atos que podem sujar a imagem do anunciante com poucas palavras. A seguir, dois casos recentes que ilustram o que estou dizendo.
Fail 1: Caso Vodafone
O Cardoso mostrou aqui como as redes sociais de grandes empresas não são gerenciadas por um profissional da área e sim pelo funcionário interno da empresa, que resolveu “desabafar” no Twitter oficial da companhia telefônica. Resultado: a empresa teve que se desculpar publicamente pela atitude do rapaz, pois no final das contas a mensagem foi passada com a imagem da Vodafone.
Fail 2: Bem Misteriosa
Esse caso ainda está rolando e pode servir de exemplo de como é importante o analista em mídias sociais ter conhecimentos em comunicação.
Ela começou com um teaser no meio do Big Brother Brasil e continuou na internet no endereço mostrado no final do comercial.
Querendo aproveitar o hype do Twitter e explorar a curiosidade das pessoas, prometeu quanto mais a tag #bemmisteriosa fosse twittada, a foto da gostosa atrás da fechadura se revelaria (veja mais detalhes e updates sobre o caso neste post do Sim, Viral). O que o anunciante e nem a agência esqueceram é que na internet teaser acaba com a paciência das pessoas e muita gente coloca os seus conhecimentos para descobrir de quem é o site, que segundo apontaram, pertence à uma funcionária da ID/TBWA e o DNS aponta para os servidores da Schincariol, cliente da agência.
Como descobriram que bastava mudar a hora no computador para revelar a foto, a informação se espalhou com uma velocidade impressionante e a tag #bemmisteriosafail tomou o 1º lugar nos Trending Topic brasileiro da tag oficial da campanha.
São nessas horas que um verdadeiro analista de mídias sociais deve entrar em ação para gerenciar essa crise e minimizar os efeitos dela. Mas o que se viu foram Tweets com erros de português e nenhuma atitude oficial para conter a “revolta” dos internautas. Caso queira debater mais sobre o assunto, visite o fórum da CampiDigital.
Como você viu, um analista em mídias sociais deve saber atuar como bombeiro para apagar incêndios imprevistos durante a campanha, pois ao contrário das campanhas nas “velhas mídias”, é preciso continuar a monitorá-la após a veiculação da mesma. E muita gente que se diz “especialista” não sabe como fazê-lo. Mas esses profissionais estão evoluindo, mesmo não sendo um Pikachu.
Caio, a real é que por se tratar de uma função nova poucas pessoas sabem de fato trabalhar.
Como um especialista em mídias sociais deve agir quando uma ação começa a gerar comentários negativos?
Gostei muito do Post. Realmente existem por aí muitos “gurus” de redes sociais, prometendo mudar o ciberespaço. Mas o que ainda se esquece é que: A Internet é um meio dinâmico e redes sociais pede “interatividade” o case #bemisteriosa começou bem, ideia original, porém com a demora em divulgar a “personagem” o que poderia ser um case de sucesso, se mostrou o contrário. Um conselho para quem deseja atuar como analista de mídias sociais é ler muito, testar, observar e nunca concluir. Outra importante dica é: Escute o público, o que não acontenceu com o case mencionado acima. Ontem observando o debate, já havia chegado ao número X de seguidores e não foi divulgado, Marketeiros = Mistério de mais nas redes sociais não rola, vamos deixar para “chamadas” de novelas das 20hs.
Interessante a matéria!
http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/novidades-rede-523645.shtml
Eles não levaram em conta que, na internet, os usuários fazem o conteúdo e que eles são detentores do poder de decidir o que querem ver ou não (ao contrário da TV).
Bastou pouco tempo e já haviam várias pessoas e bloggers investigando e descobrindo do que se tratava, como esse: http://www.Bladezero.com
Será que ele acertou?
Gostei da matéria, realmente tem muita gente dizendo que entende tudo de mídias socias e se esquecendo que além de entender como funciona é preciso saber como grenciar o fluxo de informação.
Renata Arruda
@RRenataarrudas
Valorrp.blogspot.com
É um cargo ainda em ascenção e como praticamente tudo na publicidade se aprende como fazer somente na prática…
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