Há alguns dias, a Record está exibindo um “polêmico” teaser da nova temporada do seu reality show, A Fazenda.
Muita gente interpretou que a emissora do bispo Edir Macedo fez uma provocação direta à Globo quando mostrou o robô do Big Brother Brasil apanhando no vídeo. Como resposta, a Vênus Platinada pensa em processar a Record por causa disso.
Na publicidade, essa prática é conhecida como Hard Sell (já falei sobre este termo aqui) e não é muito praticada no Brasil, mas é muito comum no exterior.
O detalhe é que o Hard Sell em terras gringas é briga entre cachorros grandes, que têm consciência que as suas marcas são fortes o suficiente para o público saber quem está atacando quem e tomar partido. Geralmente o ataque vem da empresa “mais fraca”, como neste comercial da Pepsi.
Voltando ao Brasil, existem casos mais sutis como da Nesvita comparando com a Activia e outros mais agressivos como a Amanco contra a Tigre.
Neste caso, desculpe o trocadilho, a Amanco cutucou o tigre com a vara curta. Na época que este comercial foi veiculado, a empresa era nova no mercado e estava provocando diretamente uma marca que é sinônimo de categoria. Acredito que muita gente fez igual a um amigo meu: quando falava sobre a Amanco, dizia “tubos e conexões Tigre”.
E qual é a atitude que “as vítimas” tomam? Geralmente elas ficam quietas, pois sabem que tem uma base de consumidores fiéis à sua marca e essas propagandas de certa forma faz os adversários reconhecerem a qualidade delas. Afinal, ninguém quer se comparar com algo inferior, não é?
É por isso que essa prática de se comparar com o líder de mercado pode ser divertida para o público, mas no final das contas, sua empresa só estará reconhecendo indiretamente como a grama do vizinho é mais verde. Por isso, pense bem antes de usar essa arma. O feitiço pode se virar contra o feiticeiro.
Post bem articulado, com links apontando para outros que complementam o assunto, linguagem clara e concisa.
Definitivamente o melhor feed assinado por mim desde que passei a acompanhar a Smashing Magazine, há seis meses.
[…] O vídeo abaixo tem o objetivo de divulgar o Droid da Motorola, versão do Android, sistema operacional desenvolvido pelo Google. O material foi colocado no Youtube apenas há seis dias e já possui mais de um milhão de views, quase dois mil comentários e mais de dois mil votos variando entre quatro e cinco estrelas. E o que ele tem de especial? Apenas a verdade sobre o iPhone com uma sutil provocação (iDon´t) que pode até ser considerada uma espécie de hard sell. […]
Muito, muito interessante. Particularmente, eu gostaria que esse tipo de propaganda fosse difundido no Brasil também, como você disse, é divertidu para o público haha. Mas, me desculpe a ignorância. Nos Estados Unidos, a Pepsi não é a líder??
não, a pepsi não é líder. em nenhum lugar.
como a internet é interessante né . aqui estou no futuro . pra dizer que
Carol em 2009/10 a PEPSI era líder sim de mercado nos EUA e foi superada pela Coca-Cola como se pode confirmar nessa matéria da época. http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201103172135_TRR_79577588
como o Caio mencionou . concordo com ele . Hard Sell é uma prática que deve ser usada com cuidado, porque há reações muito adversar.