Atenção: a seguir, o texto tem leves spoilers sobre a terceira temporada da série.
O mundo da publicidade não é fascinante apenas para milhares de estudantes que estão lutando para fazer parte dele. Muitos filmes e alguns seriados já utilizaram uma agência de propaganda como parte das suas cenas ou roteiros. Os casos mais recentes são Trust Me (já cancelada) e Mad Men, que ganhou pela 2ª vez consecutiva o Emmy de melhor série dramática.
Não é a primeira vez que falo sobre esta série da AMC, mas agora falarei sobre a grande estrela do programa que atende pelo nome de Don Draper (Jon Hamm). No decorrer das temporadas, a gente acompanha a personalização de um profissional dos sonhos de qualquer agência. Graças a ele, a fictícia Sterling Cooper só tem motivos para sorrir.
Às vezes, com apenas alguns minutos, Draper dá ao espectador uma verdadeira aula de argumentação e mostra que nem sempre é necessário “encher lingüiça” para convencer o cliente a comprar o trabalho da agência. No primeiro episódio da 3ª temporada (Out of Town), o dono da London Fog (loja de guarda chuvas) queria mudar de ramo por achar que todo mundo já tinha o seu produto e, portanto, a empresa não tinha mais chance de crescer. Don apenas disse: “A London Fog é uma marca de 40 anos que parece ter muito mais. E vocês a construíram, com a nossa ajuda, que ela significa uma coisa: capas de chuva. Novos produtos terão anos gordos e magros. Mas vai chover”. Nem uma palavra a mais e o cliente foi convencido a continuar com os negócios como sempre esteve. Se essa objetividade era bem vinda na “Era do rádio”, agora é essencial na “Era do Twitter”.
Se você é publicitário ou é apenas um amante da área, recomendo que você comece a acompanhar esta série que retrata como era sociedade norte americana nos anos 1960. Você perceberá que, de certa forma, algumas coisas na publicidade não mudaram após a revolução provocada por Bill Bernbach na propaganda. E, certamente, o convívio com Don Draper enriquecerá ainda mais o seu conhecimento sobre criação publicitária e atendimento ao cliente.
A terceira temporada de Mad Men ainda não tem previsão de estrear no Brasil pela HBO.
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This post was mentioned on Twitter by blogcitario: Saiba pq Mad Men deve ser assistida por quem trabalha em publicidade | http://uiop.me/omC…
Faz tempo que não vejo a série, faltou alguns episódios da 2ª temporada. A série está longe de ser hype, portanto, não chega a viciar. Está mais para Sopranos do que para Lost, mas é realmente uma série indispensável para os profissionais que estão, de alguma, ligados à comunicação.
A propósito: Quem gosta do Don?
Eu não.
[…] 28 Eu já tinha ouvido falar de Mad Men e sabia que era um seriado sobre o cotidiano de uma agência de publicidade nos anos 60. Nunca vi, […]
[…] faz tempo que escrevi por aqui que Mad Men é uma aula de publicidade quando resolve falar sobre o assunto por mostrar que o mercado norte-americano dos anos 50 não é […]
[…] arquivos de legendas em espanhol para as séries mais baixadas do mundo, como The Walking Dead, Mad Men e The Big Bang Theory, onde o que estava escrito não correspondia com as falas dos personagens. […]
[…] agência se inspirou em Don Draper, de Mad Men, para imaginar como um publicitário dos anos 1960 atuaria em uma agência publicitária do século […]
[…] mas pela trama em si e por Don Draper, que já escrevi há muito tempo como ele e a série dão uma aula de publicidade e, seis anos depois, está prestes a concluir a […]
[…] O poder da publicidade está na sua capacidade de gerar valor. Como vimos no outdoor acima, o publicitário utilizou a crise – assunto muito popular – para gerar valor à mensagem que ele deseja passar. É simples, para ser relevante na decisão de compra sua marca precisa aparecer, mas aparecer da forma certa e nos canais certos. Nesse ponto a publicidade é imbátivel. Nós, publicitários não somos apenas especialistas em vendas, mas também consultores. Conseguimos ligar os pontos e ajudar a desenvolver produtos aceitáveis pelo mercado. […]
[…] O poder da publicidade está na sua capacidade de gerar valor. Como vimos no outdoor acima, o publicitário utilizou a crise – assunto muito popular – para gerar valor à mensagem que ele deseja passar. É simples, para ser relevante na decisão de compra sua marca precisa aparecer, mas aparecer da forma certa e nos canais certos. Nesse ponto a publicidade é imbátivel. Nós, publicitários não somos apenas especialistas em vendas, mas também consultores. Conseguimos ligar os pontose ajudar a desenvolver produtos aceitáveis pelo mercado. […]