Está cada vez mais comum usar a internet como a mídia principal para divulgar um filme e gerar expectativa nas pessoas. Assim como District 9, Paranormal Activity (dirigido por Oren Peli) proporcionou um grande boca a boca entre os cinéfilos depois que Steven Spielberg ficou com muito medo depois de assisti-lo e declarar que é o filme mais assustador de todos os tempos.
Juntando esse testemunho de peso, a Paramount Pictures lançou uma competição no seu site prometendo que se conseguisse 1 milhão de pessoas interessadas em assistir ao filme feito em 2007, ele estrearia em todas as cidades dos EUA. E é lógico que eles conseguiram.
Para ajudar no buzz, os internautas ajudaram a divulgar o filme se tornando fã da produção no Facebook e seguir as atualizações no Twitter. Dizem que o perfil está conseguindo vários retweets de suas mensagens. Resultado: o nome do filme aparecendo por vários dias nos Trending Topics. E o trailer, filmando as reações das pessoas dentro do cinema ao estilo 2 girls 1 cup aumenta ainda mais a curiosidade de quem assiste.
A curiosa estratégia de marketing em começar a campanha apenas três semanas antes do lançamento pode ser entendida após ser revelado que a preocupação foi focar nos jovens universitários, que é o público mais receptivo a filmes de terror. E como eles são consumidores vorazes de internet, depois de saber sobre tudo isso que foi relatado acima, é natural que eles comentem com seus amigos o que viu, combinem de ir juntos à première no cinema e faça todo o hype em cima desta produção independente com tratamento mainstream.
Confira o resultado da campanha no vídeo abaixo e se divirta com todos os sustos das pessoas que foram gravados dentro do cinema (sem os cortes vistos no trailer).
Mais uma case provando que a internet pode fazer o sucesso de um produto sem muito investimento, desde que ela seja bem planejada e fale a mesma língua do seu público-alvo.
Paranormal Activity estreou nos EUA no dia 25 de setembro e, por enquanto, não tem data confirmada para estrear no Brasil. Até o momento, está entre as maiores bilheterias dos país de Barack Obama.
[…] Se interessou? Continue a leitura no Blogcitário. […]
Bastaram 2 videos no YouTube pra me deixar altamente interessado no filme. Será mais um Bruxa de Blair?
Até hoje acho um dos melhores exemplos de “fazer do pouco, muito”.