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O spam off line da publicidade

O panfleto é uma das pragas da publicidade. Apesar de ser relativamente barato de fazer, considero o spam off line da vida. Afinal, quantas vezes somos abordados na rua com um material de péssima qualidade e que não desperta o nosso interesse?

Se os panfletos, flyers, folhetos e afins não tiverem uma mensagem poderosa e uma pitada de criatividade, como fez a Unimed, pode ter certeza de que o seu cliente estará jogando dinheiro no lixo. Quantas vezes pegamos um panfleto, olhamos apenas por alguns segundos e jogamos na lata do lixo ou no chão, a poucos metros de quem está entregando este material?

Panfleto

Por falar no entregador, geralmente é uma pessoa que não tem noção de público-alvo ou como abordar as pessoas na rua. Como está ganhando uns trocados para fazer esse serviço, eles fazem de tudo para se livrar do material o mais rápido possível, entregando mais de um panfleto para a mesma pessoa fazer o favor de jogar fora mais adiante. Já tive o desprazer de receber mais ou menos dez folhetos de uma vez enquanto esperava o sinal abrir. Adivinha o destino que dei para elas?

O interessante é que os empresários devem passar pela mesma sensação chata diariamente e, mesmo assim, pedem para as suas agências ou para o sobrinho micreiro a criação desse material tão eficiente quanto um enlarge your penis. Por causa do dinheiro, eles esquecem que nesses casos, o barato sempre sai muito caro.

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16 Comentários

  1. Sem contar com o fato de que esse tipo de “propaganda” também ajuda na poluição…Afinal, não é todo mundo que tem o bom senso de guardar o folheto na bolsa ou segurar até encontrar uma lata de lixo…

    E essa questão do target, realmente é complicada.. Chega até a ser cômica..rs
    Eu não sei se tenho aparência de idosa, só sei que sempre me entregam panfletos que dizem que o implante dentário é mais vantajoso do que a dentadura e que as pessoas da terceira idade tem juros reduzido no empréstimo bancário…

    Muito bacana o post! =)

  2. Cara, você não faz a mínima idéia do que está falando. É claro que a panfletagem é irritante, mas isto não quer dizer que é ineficiente. Você apenas chutou umas impressões sobre o tema, mas não fez nenhuma pesquisa séria. Escreveu sem conhecer o assunto.

    Assim como os irritantes SPAMS, o método de panfletagem funciona. Gostemos ou não disto.

    Pesquise um pouco mais antes de postar assuntos que não domina.

    1. Ulisses,

      Logicamente que a panfletagem atinge uma parcela mínima de pessoas. E pelo jeito, você fala isso ou porque oferece este método de anunciar para seus clientes ou porque também gosta de enviar spam.

      Acho que neste caso, não é bom confiar em pesquisa e sim observar o cotidiano e ver como o processo funciona. Veja se os seus queridos entregadores não fazem o que eu descrevi no texto. Não é possível que você nunca tenha passado por uma das situaçãoes que eu relatei.

  3. Eu comentei contigo naquele dia, recebi nada menos que 26 panfletos de uma loja do Paseo Itaigara.

    Quando cheguei no meu carro depois de sair do trabalho tinha um bolo no para-brisas da frente e outro bolo no de trás.

    Brincadeira. Guardei todos, vou ligar para a loja ou levar e jogar la na cara dela, na boa.

  4. Não meu caro, Caio, você errou de novo, não envio SPAM nem faço panfletagem. Porém gosto e me interesso por propaganda e marketing.

    Esse é o problema da internet, pessoas como você que dão opiniões como se fossem experts no assunto, mas são meros palpiteiros.

    Vai estudar um pouco sobre a história da panfletagem (um dos métodos mais antigos de propaganda) e sobre seu percentual de efetividade antes de dar pitaco em assuntos que desconhece.

    A panfletagem continua e continuará a existir por que é um método que possui um custo baixo e, por isto, uma boa relação de custo/benefício. Além disso, ao contrário (mais uma vez) do que você disse no post, o acerto do “público alvo” em uma panfletagem é MUITÍSSIMO maior do que, por exemplo, uma propaganda de TV. Quando um panfleteiro entrega um panfleto para um motorista em um semáforo É ESTE O PÚBLICO ALVO que se quer atingir. Se você sai de um restaurante e tem um panfleteiro na porta É ESTE O PÚBLICO ALVO que se quer atingir. E assim vai.

    O conselho permanece, quer falar sobre um determinado assunto? Vai estudá-lo antes.

    1. Ulisses,

      Como você disse, você se interessa por propaganda e marketing e confia apenas no que os livros e as tais pesquisas sugerem, não é?

      Você leu os outros comentários deste post? Você leu as péssimas experiências que os leitores tiveram com a panfletagem?

      Como dá pra perceber, você apenas confia na teoria da propaganda e não vive a prática dela. Só mais uma pergunta: quantas vezes já não te deram no carro ou na rua mesmo vários panfletos de uma vez ou panfletos de produtos femininos?

      Mais uma vez recomendo você ir às ruas ver milhares de panfletos jogados no lixo, quer dizer, no chão apenas para atingir dezenas de pessoas. Os outros comentários deste post não me deixam mentir. E tenho dito.

  5. Minha atitude frente à panfletagem é a mesma que adoto em relação aos spams.
    Eu não recebo!
    Sempre que alguém me estende a mão com desses “agentes poluentes” eu simplesmente respondo: Obrigada.
    E me recuso a pegar.
    Pra mim, isso só perde pro telemarketing.

  6. Eu acho que é relativo. Por exemplo, em moro no interior do Paraná, e aqui funciona muito bem (tanto que em uma pesquisa/questionário que fizemos na faculdade, a mídia que os universitários mais prestam atenção é o panfleto, seguido do outdoor, perdendo até para revista e televisão). E as agências aqui usam muito, um cliente gasta 400 reais e consegue atingir grande parte da população. Mas a cidade é pequena, nunca recebi mais de dois por vez.

    Mas entendo a irritação de alguém que mora na cidade grande, realmente, depois de receber 26 panfletos eu também recusaria. No caso de grandes cidades, eu pensaria numa maneira mais criativa de chegar ao público-alvo, pois com os mesmos 400 reais necessários em panfleto aqui, em São Paulo não ia fazer nem cosquinha. Dá pra utilizar a verba em outra coisa, sem contar que a cada mil panfletos distribuídos, sei lá, 500 realmente lêem?

  7. Esse post e o primeiro de tantos de qualidade que você ja postou que considero infeliz, você simplesmente colocou sua opinião com uma boa pitada de aversão primeiro ponto, spam e uma publicidade indesejada recebida, neste caso você escolhe se recebe ou nao cabe a você, outro intem importante, você nunca comprou um produto ou até mesmo um medicamento apos receber um folheto e descobrir que estava em promoção. Tenho certeza que já ou seja, não e de todo ruim nem é dinheiro jogado fora. Tenho clientes de varejo que usam está estratégia e tem um excelente retorno, mesmo sabendo que este é de apeans 2% entao, ESTA NA HORA DE VOCÊ REVER SEUS CONCEITOS! rs abraço ate mais.

  8. Não, não acho que panfletagem seja de todo o mal assim.
    Eu sempre digo “nunca desperdice uma publicidade” pelo simples fato de que ela pode te servir em breve. A panfletagem é aquele meio de se ter uma informação na mão que pra você, pra mim, enfim, pode até não se ter valor, mas atinge alguém, de algum modo. É claro que há todos os contras disso como a forma que recebemos ela que é super inconviniente por ser pessoas que não são treinadas e não querem saber de outra coisa a não ser se livrar daquele bolo de papéis (muitas vezes por apenas 50 reais em troca de 4 horas num sol escaldante), a quantidade de papéis diferentes, algumas vezes o tipo de impressão que não foi muito adequada para uma boa qualidade de material(pra quem conhece), a direção de arte que não foi bem feita, a redação que nã te chamou atenção e por aí vai.
    Como vivemos numa época de “sustentabilidade” e preservamento da natureza, acho que há outros meios de se não desperdiçar tanto (como muito muitos já disseram aqui e é o que acontece, os panfletos vão parar na lata do lixo, natural) e prender mais a atenção do público-alvo. Mas tem cliente que ainda se fixa na ideia de que panfletagem é super eficiente. É (ou era), mas saturou. 🙂

  9. “Quantas vezes pegamos um panfleto, olhamos apenas por alguns segundos e jogamos na lata do lixo ou no chão, a poucos metros de quem está entregando este material?”

    LARGA DE SER PORCO, RAPAZ!

    E outra: quantas vezes você assiste um comercial veiculado no Jornal Nacional e não fala: “nossa, eu nunca usaria isso?”.

    A diferença que, pro cliente, que só quer saber se o dinheiro investido vai dar retorno ou não, a panfletagem funciona.

    Agora, se um desinformado qualquer quer postar no seu blog, deveria pelo menos estudar mais sobre o assunto.

    Se, dos 10.000 panfletos distribuídos de um condomínio de luxo um converter, o preço do serviço será coberto e ainda dará lucro.

    Cadê seu Deus agora?

    1. Paulo,

      Ao contrário de você, não defendo forma de publicidade onde a empresa contribui, de forma indireta, com a poluição das ruas e entupimento de esgoto. Não seria irônico você ficar preso numa rua que alagou com a chuva forte e descobrir que uma montanha dos panfleto que você criou (considerando que você trabalha dessa forma para defender a panfletagem) foi o responsável por isso?

      Se você prefere que seu cliente encha o saco de milhares para conseguir apenas uma venda, é melhor você repensar seus conceitos e consultar com o seu próprio Deus.

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