Sessao Nostalgia

Os melhores comerciais das havaianas

Para comemorar o leão de Cannes em Design conquistado pela Almap para as Havaianas, perguntei aos seguidores do meu Twitter quais foram os comerciais que eles consideravam os melhores para formar a Sessão Nostalgia de hoje.

A Dizalenda indicou um comercial antigo com Chico Anysio que nem eu conhecia. O perfil deste vídeo explica a origem da sandália de borracha, inspirada nas sandálias de dedo japonesa chamada Zori. A diferença entre elas estava no material, sendo a japonesa feita de palha de arroz.

As Havaianas são um dos grandes cases onde podemos conferir o poder da publicidade em mudar o posicionamento do produto e da marca na mente dos consumidores. Quando foi lançada, em 1962, era vista como uma sandália barata, voltada para as classes mais pobres. Décadas depois, é objeto cobiçado por celebridades nacionais e internacionais.

O Guilherme indicou este comercial de 1993, que antecede a “era das celebridades” nas campanhas da sandália.

Seguindo a era “Luiz Fernando Guimarães”, Marcus indicou este com Malu Mader.

Já a Lu, lembrou do comercial que Rodrigo Santoro e Luana Piovanni protagonizaram quando eram namorados e Stephanie indicou a do Popó.

Um comercial que simboliza o início do reposicionamento da marca, como foi lembrado pelo Pedro Cardoso, foi este com Fábio Assunção, pois o texto fala claramente que agora as Havaianas são voltadas para pessoas famosas.

Para finalizar, um dos vídeos mais populares, indicado pelo Marcus: o da “cantada” com Fernanda Lima.

Para assistir a outros vídeos memoráveis das famosas sandálias de borrachas, acesse este canal no YouTube.

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11 Comentários

  1. Caio,

    Muito bom! Eu não lembrava que o Fábio tirava a máscara, levei mó susto!

    O melhores, com certeza, são os do Luiz Fernando. Esse com a Malú é cômico! Mas o do Popó é muito escroto “vou gastar dinheiro com porcaria”.

    o/

  2. Bom, me senti velha, mas lembro de todos, inclusive de Chico Anysio. O case das Havaianas impressiona mesmo, ela conseguiu passar de popular a griffe. Hoje em dia, é difícil encontrar sandálias que não sejam imitações dela.

    Uma aula de reposicionamento de marca ver a evolução das propagandas, primeiro com Luis Fernando invadindo a casa de celebridades para mostrar que elas usam, depois a transição, com Fábio Assunção se escondendo, para finalmente chegar ao formato atual com piadinhas envolvendo a sandália.

  3. Todos os comerciais das havaianas são ótimos, mas o dos argentinos supera.Normalmente vejo o comercial pela primeira vez e quando passa outra vez mudo de canal mas o dos argentinos nao me canso de ver

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