Uma das estratégias que gera boca a boca entre as pessoas são aqueles anúncios e/ou comerciais que cutucam a concorrência inspirados em algum fato que virou notícia. É o chamado anúncio de oportunidade.
Exemplos de anúncio de oportunidade
Na semana passada, a OceanAir não perdeu tempo e veiculou uma peça sobre o fato da Gol começar a cobrar pelos seus serviços de bordo. Imagine quantas pessoas devem ter considerado viajar com OcearAir depois de ler o anúncio.
A grande característica dessas peças é conectar o público aos fatos. Quando São Paulo sofreu um pequeno terremoto, a MPM não perdeu tempo. Entrou em ação e criou este anúncio para a Burger King. Só não sei se o povo gostou da gracinha.
Em 2004, Maluf estava sendo investigado por ter contas no exterior. A McCann criou para a Fundação São Martinho anúncio sensacional baseado numa declaração do político: se essa conta existisse, doaria todo o dinheiro para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Um dos mestres nessa área é a W/Brasil com o Bombril. A agência é especialista em criar anúncios, sempre estrelados por Carlos Moreno, sobre os assuntos que estão na boca do povo, como o caso Ronaldo.
Também são considerados anúncios de oportunidade aqueles que comemoram algum dia específico, como este de uma concessionária para o dia do motorista.
Seu cliente se conscientizar sobre a importância da propaganda para a empresa dele. Com verba sobrando, a chance de se destacar nesses momento é alta. Portanto, nada melhor do que investir os neurônios nesse tipo de anúncio.
Boa explanação. Em outras palavras poderia dizer que anúncio de oportunidade é “se aproveitar da miséria do concorrente”. kkkk
Cliente com consciência sobre importância da propaganda, ainda mais desse tipo de publicidade, com verba sobrando? Nem no google você acha isso hehehe
o problema é ter que enfrentar os chatos e moralistas de plantão, como no caso do comercial “relaxa e compra” da peugeot.
Concordo com o Fabio na questão dos falos moralistas!
Ótimo post, bem expica-ilustrativo.
O anúncio da Ocean Air foi oque mais chamou a minha atenção, pq ele mexe direto no $$ do consumidor.
Senti uma dorzinha pela Gol agora. Ai…
[…] Informe publicitário: Informe publicitário 10 de junho de 2009 , 01h40 Por Max Pires O que é anúncio de oportunidade? Interessante post publicado no Blogcitário. […]
[…] por email dois comerciais de oportunidade bem interessantes. Como escrevi aqui, essa estratégia atrai a atenção do público, pois se aproveitam de um fato que todo mundo está […]
[…] se o slogan “Criança prioridade de todos nós” refere-se ao dia das crianças ou é alguma campanha de oportunidade da época. Mas a forma que mostraram duas personalidades com características tão diferentes com […]
[…] fã incondicional de anúncios de oportunidade, onde os publicitários mostram seu poder para convencer o cliente a publicar algo relacionado ao […]
Parabéns pelo post, mais que um post foi uma aula !!
[…] dos demais. Aproveitando o apagão da Wikipédia, o Guardian, numa estratégia que lembra os anúncios de oportunidade, lançou site para tirar dúvidas: Guardipedia. /* […]
[…] dos demais. Aproveitando o apagão da Wikipédia, o Guardian, numa estratégia que lembra os anúncios de oportunidade, lançou site para tirar dúvidas: […]
[…] tempo que os publicitários criam anúncios de oportunidade para aproveitar um assunto do momento para vender a imagem dos seus clientes. E as ações de […]
[…] é aproveitar o exato momento que algo de grande repercussão acontece e lançar um anúncio de oportunidade para marcas ganharem atenção do público. Assista ao vídeo da John St., que mostra exemplos […]
[…] dos demais. Aproveitando o apagão da Wikipédia, o Guardian, numa estratégia que lembra os anúncios de oportunidade, lançou site para tirar dúvidas: […]