Fiquei sabendo pelo Twitter do Eduardo Sales que o RapaduraCast desta semana falou sobre os 10 anos do lançamento de Matrix, um dos filmes mais cultuados e discutidos dos últimos anos (me lembrei que o meu professor na faculdade levou duas aulas tentando explicar a diferença entre o real e o virtual baseado nos conceitos do filme). A obra dos irmãos Wachowski influenciou muitas produções, sejam filmes, paródias ou comerciais com o então revolucionário bullet time.
Na publicidade, muitos criativos beberam da fonte de Neo e companhia para anunciar os produtos dos seus clientes. Um exemplo nacional foi a Skol.
O sabão em pó Skip, da Argentina criou uma peça ainda mais engraçada:
Além disso, o próprio filme contém product placement de vários produtos. Um dos mais percebidos é o da Nokia, que na época vendeu uma série limitada do celular utilizado por Neo na saga. Outras marcas apareceram no longa e certamente também faturaram alto depois do lançamento do filme.
Para finalizar, um comercial da Heineken anunciando o segundo filme da trilogia – Matrix Reloaded – com uma sósia da Carrie-anne Moss interpretando a Trinity.
Se quiser continuar a assistir mais comerciais inspirados em Matrix, basta clicar aqui.
Caso você ainda não tenha a trilogia em casa, você pode comprar na Submarino a trilogia em 5 DVD´s por R$ 59,90 (até o momento que este post foi exibido) clicando aqui.
Muito boas essas propagandas. Na época, virou febre mesmo copiar Matrix.
Ontem mesmo estava conversando com um amigo meu sobre Matrix, mas não sobre publicidade, estavamos falando sobre roteiro, história e efeitos.
Sem querer achei teu blog agora, e achei bem interessante o que você colocou ai.
Realmente a trilogia influenciou bastante na publicidade mundial, inclusive influenciou em outros filmes.
Até a venda de óculos escuros (do estilo que o Neo usou no filme) aumentou em “grandes %”.
Boa matéria.
[…] Vi no Blogcitário […]