Como este blog mostra a importância da propaganda, trago reflexões. No post onde relembrei a campanha “paquera” da Skol, o Neto Macedo deixou um comentário pertinente sobre o último parágrafo:
“(…)sobre essa parte “Coincidência ou resultado de campanhas bem feitas? Acredito na segunda opção”.
Acho que não é nenhuma das opções. Nós publicitários tendemos a atribuir o sucesso de um produto só à propaganda, mas esquecemos que muitos outros fatores independetes influenciam nas vendas.
A distribuição, a qualidade do produto, embalagem, etc. É claro que as propagandas da Skol fizeram o produto deslanchar, mas se não houvesse uma base por trás da propaganda, ela de nada serviria”.
Realmente, o que eu escrevi passou uma mensagem errada. Pareceu que as campanhas da Skol são as únicas responsáveis pelo sucesso da marca. Como Neto disse, vários fatores são necessários para o sucesso de vendas. Além de virar a preferida do público.
Não considero propaganda a alma do negócio. No caso, ela funciona como cartão-postal. Na propaganda, são apresentados pontos fortes para os consumidores. A partir daí, eles são convencidos de como o produto ou serviço vale a pena ser consumido.
A Brahma reinou por muito tempo como a número 1 no gosto do povo. Ainda mais no auge da carreira do seu garoto-propaganda, o Ronaldo Fenômeno:
Naquele tempo, quando alguém pedia a “número 1”, uma coisa era certa. O garçom já sabia do que se tratava. Nessa época, a cervejaria veiculava com muita frequência os seus comerciais na TV. Além de investir em anúncios, jingles e mídias alternativas. Dedinhos de plásticos (que aparecem rapidamente no vídeo acima) em eventos de grande interesse popular, como partidas de futebol e o carnaval.
Atualmente, qual marca de cerveja adotou a mesma estratégia e conquistou o primeiro lugar no mercado das “loiras geladas”? A resposta é mais redonda que uma bola de futebol.
Mas não adianta ter conceito e campanhas arrasadoras se o produto não presta ou falha em algum item, como a distribuição, por exemplo. Desta forma, todo o esforço em conquistar o público vai para escanteio.
A propaganda é uma das titulares da equipe e responsável em levar a marca para a vitória. Ela pode aparecer mais que os outros, mas sem propaganda, a empresa fica no 0 a 0. E corre o risco de ser rebaixado na mente do seu consumidor. Muitas marcas já experimentaram esta sensação, mas isso é assunto para outro post.
A importância da propaganda para pequenas empresas
E como as pequenas empresa aproveitam a propaganda? Pequenos empresários e empreendedores investem no outro lado do conceito. Placas, cartões de visita e o boca a boca são formas de propaganda. Imagine uma barraca de praia em posição desfavorável para a visibilidade. Com uma simples placa indicando o local da barraca, é propaganda. Ela é fundamental tanto para quem vende quanto para quem compra.
Saiba mais sobre a diferença entre publicidade e propaganda.
Não lembro onde, mas uma vez ouvi uma frase onde diz que, a propaganda não é para vender, mas sim para manter a marca na cabeça das pessoas. O que a Coca-Cola faz tão bem até hoje. Além da coca, o McDonalds, a própria Skol, a Brahma e tantas outras que conseguem fazer isso com perfeição.
Obviamente a propaganda é a alma do negócio, mas para mim, vai além disso. É a forma com o qual as empresas conseguem manter aquilo na cabeça do cliente, onde sempre, independente de onde seja, ele vai lembrar. Se bem feita é claro.
Veja por exemplo aquele comercial do Super 15 da telecômica. É o comercial mais podre da televisão (na minha opinião). Obviamente que um comercial daquele, além de não vender nada, ainda não conseguiu atingir o ideal da propaganda, que é fazer as pessoas lembrarem da marca na hora em que precisarem.
Não sou publicitário, aliás estou longe disso, mas adoro um comercial bem feito, e fico muito puto também quando vejo certas porcarias na televisão, no outdoor, ou onde for.
Belo post,
Abraços,
Monthiel
Olá Monthiel,
É por isso que considero como a verdadeira alma do negócio a qualidade do produto, pois em tempos de crise econômica, onde geralmente a verba de comunicação é uma das primeiras a serem cortadas, a empresa tem mais chance de sobreviver no mercado.
É por isso que é tão importante que os empresários fiquem atentos e consigam aprovar boas campanhas integradas às outras ferramentas do marketing.
Abraços
A propaganda cumpre um fundamental papel que é a informação da sociedade a cerca da função de um produto. Tal informação pode levar ao usuário escolher o produto ou o seu concorrente, dependendo da força da argumentação e da criatividade de apresentação.
Mas sem dúvida, a propaganda dentro do mix de comunicação é uma das principais ferramentas para e chegar ao consumidor.
Abraços.
Ótimo post!!!!
Acredito também que uma boa propaganda ajude e muito na venda de um produto, mas se a qualidade do produto não for boa, acho que não terá santo que possa ajudar!!
No caso da tefefônica citado pelo Monthiel, eu acho que o comercial do SUPER 15 não é tão ruim assim, acredito que ele deve ter relacionado a propaganda com a qualidade dos serviços oferecidos pela Telefônica (que são uma merda)!!!! E a propaganda atingiu SIM o objetivo dela: fez com que o Monthiel lembrasse da marca, mesmo que fosse de um jeito negativo!!
Abraços!!
Interesting article, i will come back to your blog soon, best regards
[…] já escrevi aqui, para mim a alma do negócio não é a propaganda, e sim o próprio produto. Se ele por acaso não […]
[…] o seu cliente tiver consciência da importância da propaganda para a empresa dele e tiver uma verba sobrando para expor a marca nestes momentos, nada melhor do […]
Olá amigos! Gostaria de pedir a ajuda de vocês na elaboração de uma pequena propaganda para minha “empresa” Na verdade só chamo de empresa por que tenhos clientes, mas não é registrada. Sou designer gráfico, e o nome do meu negócio é “Ramalho Artes e Criações”. Por favor me ajudem na elaboração (Falo na idéia, por o layout é comigo) de um bom panfleto, folder, volante, jingles, spot). O que coloco? Fico na expectativa. Forte abraço a todos!
[…] Um ótimo exemplo de que realmente a qualidade do produto é a alma do negócio, como já disse por aqui mais de uma vez. No CommentsTags: Viral, […]
[…] Esse caso ilustra muito bem a minha teoria de que a propaganda não é a alma do negócio, e sim o cartão postal do mesmo. […]
a importancia da propaganda na busca pela verdade
è que a propaganda pode anùnciar a busca por alguma coisa que è o principal importancia ou vamos dizer que a propagsnda è a alma do negócio,como por exemplo pode anùnciar para todas as pessoas qual importancia da busca pela verdade.
a importancia da busca pela verdade.
OLA RAMALHO…
PRODUZA MALAS DIRETAS ESTILO POSTAL 4X4 COUCHE 300G VERNIZ UV TOTAL FRENTE COM O NOME DE SUA EMPRESA NA FRENTE ESCRITO SOMENTE COM FONTES MINUSCULAS…ARIAL EM NEGRITO”RAMALHO”O RESTANTE “ARTE&CRIAÇAO” NORMAL EM CINZA NO FUNDO BRANCO E OS SERVIÇOS QUE VC EXECUTA NO VERSO E DIRECIONE PARA EMPRESAS QUE VC PRETENDE PRESTAR SERVIÇOS…TUDO BEM CLEAN
JUNTAMENTE COM A MALA DIRETA PRODUZA UM FOLDER QUADRADO 15X15CM COUCHE 130G FOSCO 1 DOBRA NO INTERIOR EXPONHA ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS…UM MINI PORTIFOLIO…COM A MESMA CARA DO POSTAL…
ACHO ESSES DOIS MATERIAIS ESTRATEGICOS ALEM DO CARTAO DE VISITAS…SERA UM MATERIAL DIRECIONADO…COLOQUE FRASES QUE CHAMEM A ATENÇAO DO COMERCIANTE OU EMPRESARIO…TIPO…SEU NEGOCIO VAI BEM PQ NAO MELHORA-LO;;;;ETC….
Muito bom este blog
Galera fiz uma redação baseada no que vocês falaram, foi ótimo, me ajudou bastante, espero tirar boa nota! rs
valeu!
eu tabem fiz uma redaçao basiada em vcs e hoje vou ver se tiro boa nota .obrigado valeu.
Uma vez que a Propaganda é a que realmente apresenta o produto ao consumidor, ela não é a alma do negócio, e sim o corpo de dele, a alma seria algumas outras ferramentas do Marketing, que sustentam o que o corpo apresenta. Enfim, o que se pode ver de fato, princiapalmente para os alienados ou leigos no assunto, e o corpo do negócio.Se alguém não tiver uma aparência(corpo) boa, não poderá mostrar que tem uma boa alma.(psique)
Bom dia!
Sou estudante de Publicidade e Propaganga e eu estou muito surpreso com tanta informação,o que só vem á acrescentar no meu conhecimento e aprendizado nesta área um surper abraço para todos.
Bom dia … sou estudante de publicidade e propaganda, e estou no 1° semestre, estou em busca de algumas informaçoes sobre a importancia e a influencia da propaganda na sociedade, economia, e na vida das pessoas, tenho que entregar um trabalho sobre isso, gostaria de alguns pontos de vista sobre esse tema para que eu possa ter mais informaçoes, e assim concluir meu trabalho!! Desde ja agradeço!!!
gostei bastante,sou publicitario aprendir na pratica ,tenho uma agência e uma produtora e quero manter contato
será muito util pra novas ideias ….
A propaganda é de suma importância para quem divulga o produto, mas para que o mesmo tenha sucesso é necessário que este cause uma grande influência sobre o consumidor, e isto só é visível quando percebemos que a procura é maior que a oferta. A propaganda de qualidade do produto influencia a compra do mesmo por pessoas que não precisam necessariamente dele.
Ok, com certeza sabemos que a propaganda é alma do negócio. Mas pra que ta começando com um produto novo, qual é o melhor meio para ficar conhecido (INTERNET, TV, RÁDIO)?
divulgação de marca com fins lucrativos eh publicidade
propaganda eh divulgação sem fins lucrativos eh so informativo
foi o que aprendi estou errada??
não gostei porque as propaganda atarpalham uns aos outros,inclusive os comerciantes……
A divulgação é como um carro, o combustível da empresa, para ir até os clientes de diferentes, o motor esta ligado ao atendimento, produto, logística e a lataria é para chamar a atenção tem que agradar o cliente sendo que cada um tem um gosto diferente e um nível diferente de ver, e tudo isso depois de provado o cliente começa a lembrar e compara com outros no mercado, prevalecendo os melhores para cada tipo de cliente.
http://divulgaempresas.wix.com/portaldasmidias
“Publicidade é arte de vender multiplicada”
“Propaganda é a alma do negócio”
“divulgação é a luz da empresa”
‘não adianta ter o melhor produto ou serviço do mundo, se ninguém ficar sabendo”
“Propaganda esta ligado ao nosso subconsciente”
“Propaganda e Publicidade + necessidades e desejos = a vendas”
Propaganda é o ato de propagar algo…