Dez dicas para montar portfólio criativo

 

Um dos principais elementos no momento de procurar emprego ou estágio no mercado publicitário é ter um bom portfólio. Sempre falo que, na publicidade, não existe receita de bolo para fazer as coisas, mas existem formas de criar um portfólio para mostrar nas entrevistas.

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1- Renove suas ideias

Um dos maiores defeitos de um criativo é se apegar demais por uma peça muito boa e isto se aplica para o seu portfólio. Sempre se esforçar para deixar a pasta “nova” é um exercício para sua criatividade.

2- Não desperdice oportunidades com uma pasta fraca

Em qualquer parte do mundo, o mercado publicitário é do tamanho de um ovo. Portanto, cada entrevista pode ser a porta de entrada para a agência ou deixar a entrada mais apertada por causa da qualidade das suas peças. Por isso, mostre primeiro para os seus professores para eles analisarem como anda a sua habilidade criativa.

3- Garra é mais importante que o talento

Outro terrível defeito de um publicitário é achar que tem o “dom” para criação, quando na verdade, é algo que se desenvolve através de muito trabalho. Por isso, mesmo que tenha ganho prêmios e elogios, nunca ache que é “especial” e trabalhe duro em todas as peças que farão parte do portifa. Dedicação só faz melhorar o seu trabalho.

4- Não se apaixone perdidamente pelas suas peças

Tão importante quanto renovar sua pasta, é saber até onde o seu portfólio merece ser defendido. Na entrevista, lembre que quem está avaliando seu trabalho, certamente, terá mais experiência que você. Por isso, não queira defender até o fim a sua ideia de uma crítica, que deve ser encarada como um incentivo a melhorar. Caso contrário, o profissional pode não gostar da sua postura e as notícias correm.

5- Os 4 “Nãos”

Quem quer criar, não pode se prender a regras, mas como sempre, elas tem exceções. No caso do portfólio tenha em mente de nunca colocar na pasta: peças com jogos de palavras, anúncio de preservatido com humor estilo Pânico, ideias para produtos que não são usados no cotidiano e nem layout e texto com algo que seja impossível de acontecer na vida real só porque você achou “legal”. Lembre-se que a linha entre criativo e “criativoso” é muito fina.

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6- Resolva problemas

Uma das várias definições para criatividade é o ato de unir elementos com objetivo de resolver um objetivo. E o objetivo de toda campanha publicitária é vender algo ou alguma coisa. Mostre, através das suas peças, que você está pronto para resolver os jobs que chegam diariamente na agência. Brincar de fazer peça “pra prêmio”, “pra criativo de Archive” é um péssimo negócio para quem está procurando emprego.

7- Seja franco

Estudante ou profissional recém-formado pode cair na tentação de vender uma imagem que não é tão verdadeira para uma agência ao dizer que já criou para uma grande marca local. Se mentira tem perna curta, no mercado ela é menor ainda, pois basta uma ligação para queimar sua imagem com facilidade. Por isso, não tenha medo de admitir, se for o caso, de quem está mostrando peças fantasmas por nunca ter trabalhado em uma agência, por exemplo.

8- A primeira impressão é a que fica

Esta dica já vem no famoso Manual do Estagiário do Mohallem, mas não custa lembrar: coloque a melhor peça logo de cara como “cartão de visitas” do seu trabalho, além de manter o interesse do entrevistador.

9- Crie uma pasta mutante

Além de renovar seu portfólio, tenha algumas peças “reservas” para adaptar de acordo com as características da agência, que você vai identificar ao analisar os clientes e campanhas que ela já veiculou.

10- Crie a sua marca

Montar um portfólio significa vender sua imagem para o mercado. Por isso, sua pasta deve ser formada apenas por materiais onde seu estilo predomina, caso tenha feito com o seu dupla. Também é importante selecionar as que mostram a sua habilidade. Não adianta, por exemplo, formar uma pasta com pouco texto se você está querendo ser redator. E não preciso lembrar que anúncios “chupados” nem devem ser cogitados, não é?

Fiz este texto inspirado neste post.

Se você tiver outra dica de como criar um potfólio, compartilhe sua sugestão nos comentários.

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Caio Costa

Editor-chefe at Blogcitário
Publicitário, Diretor da Orfeu Comunicação e editor-chefe do Blogcitário, seu blog de publicidade.
 
 

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