Artigo

Fazer ou não fazer faculdade de publicidade: eis a questão.

No ano passado, quando escrevi sobre como procurar emprego ou estágio de publicidade, toquei rapidamente sobre este dilema em fazer faculdade de publicidade. Como o diploma pode se tornar importante para sua carreira publicitária?

Faculdade de publicidade

As vantagens da faculdade de publicidade

A profissão não é regulamentada, por isso, qualquer pessoa tem potencial para atuar no mercado. Mesmo assim, em minha opinião, ela é importante não apenas para formação profissional e sim para a formação intelectual. Ela abre sua mente e disciplinas como Teorias da Comunicação, Filosofia, Sociologia e outras formam a sua base de pensamento. Já a Psicologia ajuda a você compreender o comportamento humano, habilidade que se torna útil para quem deseja atuar na Criação.

Já na fase “prática”, que geralmente começa no quarto semestre, é importante que o corpo docente seja formado por professores que atuem em agências, pois ter um profissional que nunca bebeu Red Bull tarde da noite para finalizar um job osso duro de roer certamente vai passar lições que não refletem o dia a dia do mercado. Tanto o mercado publicitário quanto o digital exigem dinamismo e a faculdade precisa tentar acompanhar este ritmo.

Muitos que se formam em Comunicação Social, com objetivo de buscar mais qualificação, caem no erro de buscar especialização na mesma área ou similares. Um colega de faculdade fez especialização em Marketing e contou que, metade do curso foi uma espécie de “Vale a Pena Ver de Novo” do que ele tinha visto nos outros quatro anos. Como a faculdade não tem preocupação em formar empreendedores, a especialização que o publicitário poderia fazer é na área de Administração, para ter condições de um dia abrir seu próprio negócio com habilidades que a função exige.

Fazer faculdade se torna útil para outras partes da sua vida além do trabalho, mas tem que ficar de olho na qualidade da grade curricular e nos professores da instituição. Prefira aquela que tenha profissionais com experiência em agências de publicidade para unir a teoria e prática, além de aumentar as chances de você conseguir um estágio caso se destaque na sala de aula.

Aproveite e compartilhe sua experiência nos comentários sobre como a faculdade ajudou na sua carreira.

Deixe seu recado

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.