Artigo

Como procurar emprego ou estágio em publicidade?

Faz um bom tempo que escrevi sobre como NÃO pedir emprego ou estágio na publicidade e só agora me dei conta de que ainda não tinha feito o contrário: ou seja, com base na minha experiência compartilhar algumas dicas, que não devem ser seguidas como receita de bolo, mas como base para você criar sua própria forma de encontrar emprego ou estágio em publicidade.

Como procurar emprego ou estágio em publicidade

Faculdade ou curso técnico?

Apesar de publicitário não precisar de diploma para exercer a profissão, está cada vez mais difícil para os mais jovens começarem suas carreiras sem o canudo ou certificado do curso.

Recebo uma quantidade regular de emails perguntando qual a melhor opção para se conhecer esta área. Eu, particularmente, cursei a faculdade e ela me deu boa bagagem intelectual e abriu minha mente sobre o mundo. Pena que os conhecimentos em planejamento, psicologia, semiótica e outros assuntos que contribuem para criação de uma campanha publicitária ideal muitas vezes não podem ser colocados em prática diante dos prazos surreais dos jobs.

Qualquer que seja sua opção, vale a pena visitar as instituições pra conhecer o currículo dos professores, estrutura, reputação no mercado e outros fatores que podem ser obtidos diante de uma boa conversa no local que você pretende estudar.

Como montar um portfolio?

Aqui também não existe guia padrão para montar seu portifa, mas recomendo que você baixe aqui o famoso Manual do Estagiário com dicas que servem até hoje para quem está querendo mostrar seu talento. Mas, sem dúvida, a qualidade das ideias deve reinar em todo o portfólio. Se você preferir anexar um currículo, seja breve, evite clichês como “quero agregar valor a esta conceituada empresa” e coloque apenas a experiência que tem na área. Saber que você foi vendedor de roupas não vai interessar a nenhum Diretor de Criação, concorda?

E para outros cargos, como fazer para apresentar seu portfólio na entrevista? Candidatos à Atendimento, Mídia, Produção e afins podem imprimir slides com cases onde sua participação foi importante. Não adianta mentir, pois geralmente os mercados publicitários são do tamanho de um ovo e um simples telefonema é suficiente para descobrir a verdade.

Networking para emprego ou estágio em publicidade

Se os amigos são valiosos na vida, o mesmo vale na hora que o desemprego bate à porta. Como disse, na publicidade todo mundo se conhece e fica sabendo quais agências estão precisando de sangue novo na equipe.

Sou a favor do perfil low profile, onde você comunica discretamente ao amigo que está em busca de uma nova colocação, mas não fica enchendo o saco dele com o mesmo assunto. Por isso que é bom sempre mostrar competência no trabalho, pois os melhores não ficam muito tempo parados.

Agora quero sua ajuda com outras dicas para estudantes e profissionais que estão em busca de uma vaga. Compartilhe suas ideias nos comentários.

Deixe seu recado

14 Comentários

  1. Uau, esse post foi enviado por Zeus, tava exatamente com essa dúvida sobre o valor da faculdade. Eu parei um curso técnico de Publicidade no último ano para começar uma faculdade de Letras (não consegui passar em Comunicação de primeira) e estava pensando se conseguiria um estágio em alguma agência na área de atendimento. Já fiz estágio e é uma área pela qual sou apaixonada, então estudo muito sobre, mas vou esperar mesmo entrar na faculdade de Comunicação. Até mesmo por ser muito difícil uma agência confiar uma parte tão importante a uma pessoa sem diploma.
    Enfim, obrigada pelo post!!!

    1. Carolina, mesmo você fazendo letras, você pode tentar entrar em uma agência. As áreas de Redação e Revisão são muito importantes e você acaba interagindo com outras áreas como criação e atendimento.
      Acredito que seja bem interessante você começar assim 🙂

  2. A faculdade abriu muitas portas, uma dica legal é sempre manter contato com os professores, seja amigo deles, eles sempre sabem de vagas ou de oportunidades em freelas e projetos.
    Quando fui montar meu currículo de atendimento pensei da seguinte forma, vou por informações essenciais e de forma criativa. Por exemplo: em vez de por Formação, coloquei Dedicação e ai o curso que estava fazendo. Então pra cada item pensei em um titulo criativo.
    Procurei colocar coisas que chamasse atenção, uma coisa que estava sendo vista pela primeira vez, assim despertaria curiosidades do entrevistador.
    Lógico sempre informações verdadeiras, não acho válido colocar uma mentira no currículo, depois fica complica se explicar na entrevista.

  3. Olá a todos, muito bom o blog, tenho otima noticias, estou seguindo meu espirito emprendedor, no momento estou me qualificando e fazendo planos para minha futura empresa, procuro para todos lados estrategias que iram me fazer sobreviver no Mercado, cheguei em uma conclusao que para o primeiro passo na estrategia, preciso de uma parceria, publicitaria, ja entrei em contato com diversas agencias mas o custo é altissimo, os planos com custos mais baixos nao atendem minhas necessidades, bom enfim, procuro um parceiro confiavel, que esta disposto a assumir esse risco comigo, claro que quando nos inserir-mos no Mercado, e os lucros forem satisfatorios, boa parte dele será para parceiros, e se aceitarem continuaremos sim na parceria, um emprendedor sempre precisa de parceiros, nunca consegue algo sozinho, preciso mesmo de um publicitario para dar o primeiro passo, caso alguem decida entrar nessa, pode ser uma grande oportunidade, me envie email para alexs.import@gmail.com

  4. Olá.

    Sou Cristiano, tenho 39 anos e sou formado à dois anos em Comunicação Social.

    Tenho um grande sonho que é o de trabalhar em uma agencia de publicidade em São Paulo como redator, mas ainda não consegui acredito que pela falta de experiencia, pois não houve oportunidades na época de faculdade . Desde que me formei venho trabalhando em um portfólio com peças fictícias pra poder mostrar algo nas agencia. O que devo esperar estando nessa situação?

    1. Cristiano, acredito que o melhor caminho, no caso, é tentar fazer freelas para o portfólio não conter apenas “fantasmas” no portfólio. A falta de experiência pode ser um problema, mas se você tiver trabalho de qualidade e a agência tiver vaga sobrando, as chances desta oportunidade aumentam. Portanto, faça uma mistura de fantasmas e com o máximo de peças que tenham sido feitas através desses freelas.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,

  5. […] Certamente não existe “receita de bolo” para quem está me busca da primeira oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Por isso que, no vídeo, eu falo baseado na minha experiência, onde conquistei dois estágios. Nessa jornada, eu não peguei o caminho “tradicional”. Somando com as ferramentas que estão disponíveis, eu fiz este vídeo que funciona como sugestão. Por isso, repasse o link para amigos e colegas que precisam cumprir essa carga horária. Este post complemente as dicas que escrevi há alguns anos. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.