Artigo

Motivos pra ter blog de publicidade

Hoje, 28/02/2013, o blog está fazendo nove anos que compartilha novidades sobre o mundo da publicidade ao redor do mundo. E durante este tempo alguns leitores perguntam se vale mesmo a pena escrever um blog, reservar um tempo para mantê-lo sem ganhar nada em troca, financeiramente falando, a longo prazo.

blog

Tudo na vida fica bem feito quando envolve gosto pelo que faz. Em 2004 estava na faculdade e já havia alguns blogs sobre publicidade. Percebi que seria uma ferramenta muito boa depois que fiz um comentário do tamanho de um post no Publicidade de Saia (que infelizmente não existe mais) e a blogueira gostou do texto. Desde então o Blogcitário é o meu suporte para correr atrás de ações que fogem do lugar comum e compartilhar, na minha opinião, o que existe de melhor sendo feito na área. Além de se tornar espécie de portfólio e ter vantagens para a profissão.

Outra coisa que dá prazer em escrever de segunda a sexta é manter o foco e resistir à tentação de expandir o tema do conteúdo. O blog desde o início fala sobre publicidade, às vezes algo relacionado ao marketing, mas nunca fugiu desta essência. Por isso que ele é um blog de nicho, que mantém uma audiência modesta em relação aos grandes blogs, mas que tem um público fiel e que curte o que é publicado. É sempre gratificante receber emails de pessoas informando que um post ajudou em uma prova da faculdade ou foi referência bibliográfica de um TCC, por exemplo.

Um dos maiores reforços que recebi foram as mídias sociais, onde o Twitter e Facebook aumentaram o contato com quem gosta do Blogcitário.

Aí vem a pergunta que não quer calar: quanto dá para ganhar com o blog? Respondo logo de cara: se você tá pensando em abrir um com esta prioridade, desista. Escreva se você realmente curte fazer isso, pois credibilidade e audiência só aparecem a médio prazo e se o conteúdo tiver qualidade e originalidade. Só quando você consegue estes fatores terá condições para disponibilizar o media kit do blog, como o meu. Tenho orgulho em postar apenas publieditoriais que se encaixam na linha editorial do blog, rendendo resultados para os anunciantes.

Se depois de ler o texto você se animou em ter um blog sobre publicidade, espero que siga estas dicas. E aproveito para agradecer a audiência, caso já conheça o blog há algum tempo e pedir para voltar sempre, de segunda a sexta ou copiar o feed para ler todos os posts que saem por aqui.

Deixe seu recado

1 Comentário

  1. Caio, você deve ta percebendo que estou invadindo seu blog e deixando comentários meus em vários artigos seus (marketing). Estou montando um blog na mesma área e preciso me familiarizas com os futuros parceiros. Blog realmente é para quem tem sangue no olho, mas com muita dedicação e tempo dá pra ter uma rentabilidade sim. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.