Artigo

Criatividade x objetividade na publicidade

Entregar e aprovar trabalhos com boa qualidade criativa é o esforço diário das agências de publicidade. Desta forma, a competência dela fica evidente, gera lucros para o anunciante e reforça a imagem positiva da marca na mente das pessoas. Mas será que realmente uma campanha muito criativa tem o efeito esperado no público-alvo?

Não considero publicidade uma arte porque ela não pode oferecer ao público outras interpretações, como um quadro de Picasso ou Salvador Dalí. A publicidade tem que ser clara e precisa, caso contrário o objetivo de vender ficará comprometido. Como já escrevi aqui: é melhor criar uma peça bem entendida do que uma bem explicada.

Na hora de planejar, criar e executar uma campanha ou um simples anúncio, a equipe da agência precisa ter em mente que deve nivelar por baixo a comunicação. Criatividade é sempre importante, mas usá-la sozinha pode gerar situações constrangedoras.

Na fanpage, postei a ação abaixo feita por uma seguradora onde colocou o texto “Mortes acontecem”. Da forma como o cofre foi instalado, dá para imaginar que a empresa quer reforçar a necessidade de assinar um seguro de vida, já que acidentes podem acontecer a qualquer momento. A agência apostou na capacidade de interpretação do público, mas nos comentários do post tive uma amostra que algumas pessoas não entenderam o recado:

“tirando o fato que um cofre não morre né. Seria mais legal estirar um manequim no chão, rs..”

Outro caso foi o anúncio da Volkswagen na Índia, que veiculou anúncio de página dupla no jornal com circulação nacional que vinha equipado com um sensor que vibrava assim que o jornal era aberta para imitar o motor do carro sendo ligado. Quando a pessoa chegava na peça, o texto dizia: sentiu o arrepio da emoção?

Muita gente fez piadinhas com a peça, outros não entenderam o motivo da vibração e outra parte relacionou o fato a um vibrador. Mais detalhes aqui.

Olhando estes fatos, talvez a reprovação do Cliente seja uma pista de que a ideia realmente precise de alguns ajustes para não sofrer a incompreensão das pessoas. Nesses casos, propaganda não compreendida é tão ruim quanto o amor não correspondido.

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5 Comentários

  1. Muito importante a questão da objetividade na publicidade. As peças em uma campanha, sejam elas publicações em jornais, revistas, tablóides, embalagens, catálogos ou TV precisam ser muito objetivas para que o cliente entenda a mensagem e a idéia que está sendo passada.

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