O Instagram e a publicidade

 

Atualmente, o Instagram é um dos aplicativos mais badalados do momento após estar disponível para usuários do Android e está passando por uma das melhores fases do ciclo de vida das mídias sociais. Saiu do gueto dos hipsters, chegou ao mainstream depois de virar capa da Veja e agora faz parte do Facebook. Mas o que ele tem de especial e como as agências de publicidade podem usar a ferramenta a favor dos seus clientes?

Desde que comecei a usar percebi que as pessoas gostam de compartilhar as marcas que tem orgulho em consumir. Mesmo que seja de forma inconsciente, essa atitude reforça a imagem das marcas, dá status (ou não) para quem enviou a foto e os seguidores raramente acusam a pessoa de estar fazendo “merchan”. E quando as próprias empresas abrem o seu perfil no Instagram, a receptividade continua a mesma?

Perguntei tanto no Twitter quanto no Facebook quais são as marcas que elas gostam de seguir pelo aplicativo. Poucos responderam e não houve unanimidade, mas as respostas informaram que o nível de “curtidas” e comentários vem aumentando, mesmo para perfis de pequenas empresas. Nada mais natural, já que ainda não existe bot para inflar número de seguidores no Instagram.

Naveguei pelos perfis sugeridos e pude constatar que elas estão tentando se adaptar às características de lá postando fotos criativas, mas que tenham um elemento que identifique a marca. O Itaú, por exemplo, postou óculos “hipster” e Converse compartilha seus tênis em situações comuns e recebe milhares de pequenos corações em troca.

Acredito que o Instagram é uma boa opção para as marcas reforçarem a sua imagem junto a este público, desde que não adotem a postura “tiozão” em querer postar anúncios que saíram na mídia tradicional. As empresas devem ter em mente que o objetivo da sua presença nas mídias sociais é fortalecer o relacionamento com seus fãs, que por sua vez, continuarão a fazer propaganda boca-a-boca naturalmente da marca caso o trabalho esteja sendo bem feito. Afinal, todo mundo curte compartilhar criatividade.

Blog Widget by LinkWithin
The following two tabs change content below.

Caio Costa

Editor-chefe at Blogcitário
Publicitário, Diretor da Orfeu Comunicação e editor-chefe do Blogcitário, seu blog de publicidade.
 
 

Comentários no Facebook

9 comentários

  1. Bem interessante, principalmente porque as ações nesta mídia ainda são tímidas. Mas com a “popularização” (boa, por sinal), acho que vem coisa interessante por aí

     
  2. Sim Caio, copiei o post para meu site pessoal para eu ter em meus arquivos. Minha intenção não é divulgar ou passar para frente seu post através do meu. Se você se ofendeu com isso peço desculpas e posso por a fonte do post mas não vejo problema em ter em meu blog pessoal. Tudo que acho interessante tenho botado la para ter como referencia. Qualquer problema pode entrar em contato

     
  3. olha não consigo fazer o login pra entrar no Instagram o que eu posso fazer

     
  4. Parabéns amigo, seu blog é muito bom… Continue assim e terá muito sucesso.

     
  5. matilde gomes figueiredo araujo
     

    Gostaria de montar um blog, como eu faco?? Trabalho c/ chinelos customizados e gostaria de expor meu trabalho no instagran. Aguardo contato o mais breve possivel. Grata! Mazinhafigueiredo

     

Deixe um comentário

 

 

 

© Blogcitário - o seu blog de Publicidade, marketing, viral e guerrilha. Todos os direitos reservados.

Rodando sob Wordpress. Layout e Programação por Hilder Santos.

Follow @blogcitario