Cultura Pop

A criatividade ácida de Banksy

Nos últimos anos, a publicidade vem mostrando versatilidade quando se trata de criar novos meios e suportes para veicular a mensagem do anunciante. Mas Banksy está fazendo a mesma coisa na arte já há algum tempo. Suas obras nunca ficam presas ao limite do quadro e sempre estão nas ruas para a sua ironia ser apreciada sem moderação por quem tiver mente aberta e deixar um pouco preconceitos e dogmas de lado no momento que se deparar com uma de suas obras.

O livro Banksy – Wall and Piece reúne suas obras que foram expostas em muros, postes e outros locais inusitados. Tamanha criatividade vale milhões e sua trajetória é muito bem contada no documentário Exit Through the Gift Shop, que concorreu ao Oscar da categoria este ano. Recomendo tanto o livro quanto o filme, que realmente é sensacional. Como um artista subversivo, ele fez algo a respeito da aceitação do “sistema” à sua obra cinematográfica:

Assim como Toscani, ele às vezes apronta na publicidade como esta intervenção em um outdoor.

Um dos temas favoritos de Banksy é a crítica ao consumo e à Disney. No filme, a narração sobre a ação de guerrilha que ele fez ao colocar na Disneylândia, sem ninguém perceber, um boneco representando um prisioneiro de Guantanamo em um dos brinquedos do parque te deixa envolvido e sem acreditar na coragem dele em perturbar o mundo “perfeito” do Mickey.

Personagens da cultura pop também recebiam homenagens do artista.

Em um mundo cada vez mais politicamente correto, quebrar as regras de vez em quando faz bem para a criatividade.

Deixe seu recado

2 Comentários

  1. […] Além de ter achado a ideia muito fraca e, de certa forma, constrangedora por ter sido feita sobre obras que falam sobre temas sérios como exploração de trabalho infantil e guerra, por exemplo, dá para perceber que o vídeo não está sendo bem avaliado. Os sinais sobre isso são o bloqueio dos comentários e do número de likes e dislikes do vídeo. Veja alguns grafites do artista que coloquei neste post. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.