Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?

 

Depois que você se forma ou começa a trabalhar com publicidade, um dos fatos que começam a incomodar são as pessoas que fazem questão de comentar que definem o publicitário como sinônimo de “marqueteiro” e vice-versa, não entendendo a diferença entre marketing e publicidade. Depois de esclarecer o que é publicidade e propaganda, chegou a hora de definir o que é Marketing e o que torna essa área diferente do mercado publicitário.

Diferenca

Afinal, onde está diferença entre Marketing e Publicidade?

O profissional de marketing tem capacidade de criar e analisar estratégias com objetivo de satisfazer os desejos e necessidades do consumidor. Vários fatores estão envolvidos no processo, começando da logística e passando por várias etapas até a definição do preço, para construir valores e tornar os benefícios do produto mais claros ao público-alvo. Se o Marketing fosse um polvo, a Publicidade seria um dos seus tentáculos.

Para ilustrar melhor, vamos considerar a situação onde um cara está se preparando para a balada. O objetivo do rapaz, durante a festa, é conquistar uma garota. Para isso, ele usa de forma inconsciente algumas estratégias de Marketing (que muitos definem como “marketing pessoal”): roupas de marca, perfume caro, cabelo com gel (opcional) e um carro. Já a cantada, um dos itens utilizados pelo marketing desenvolvido pelo homem, faz o papel da Publicidade: tem que ser boa e criativa o suficiente para vender o produto (o rapaz) e não espantar o público-alvo.

Para o produto ou serviço ter sucesso no mercado é necessário que as duas áreas andem juntas, já que se uma for ruim o desempenho da outra será afetado. Talvez seja por isso que seus amigos, vizinhos e parentes acham que “publicitário trabalha com marketing”. É como se estivéssemos diante de dois gêmeos, mas depois de uma boa análise as diferenças são evidentes.

pixel
The following two tabs change content below.

Caio Costa

Editor-chefe at Blogcitário
Publicitário, Diretor da Orfeu Comunicação e editor-chefe do Blogcitário, seu blog de publicidade.
 
 

Comentários no Facebook

19 comentários

  1. Inteligente texto… Essa era um duvida ‘oculta’ que eu tinha… Parabéns…

     
  2. Como definiu um professor meu:
    o marketing é um iceberg e a publicidade é a parte visível desse iceberg. O que o cliente vê é a publicidade que visa despertar o desejo pelo produto. O marketing é a presença desse produto na prateleira do PDV, a disposição do produto, o preço, entre outros.

     
  3. Excelente definição de forma simples. Esse seu exemplo da balada foi o máximo deixando tudo mais claro para as pessoas que nos confundem hehehehe

    Um abraço e parabéns pelo belo post

     
  4. Muito bom. Acho que era a dúvida de muita gente.

     
  5. Tenho 17 anos e estou indeciso se eu faço publicidade ou marketing, hoje eu estou mais para o marketing, porque eu acho uma área mais ampla e com mais mercado. E eu também acho que eu gosto mais de números, dados . eu estou equivocado na minha opinião?

     
  6. Manuel Saidy do Nascimento Pereira
     

    Porque em Angola e dificil emprego para tecnicos medios o basico de Marketing
    Ex: Eu so tecnico medio de Marketing e publicidade a 2 anos e formado pur um dos melior centro de formaçao de Angola (cefojor) centro de formaçao para jornalistas de angola
    a onde esta o problema

     
  7. Eu tambem tinha imensa duvida na diferen entre markenting e publicidade, mas com isso que acabei de ler esta tudo muito claro e tambem vi ambas estao interligadas, obrigado

     
  8. Marco Antonio Rivas
     

    Com relação a diferença entre Marketing e Publicidade, a mesma pode ser definida de uma forma simples. Marketing são todas as atividades ligadas desde a concepção do produto até o seu consumo final. A Publicidade Propaganda faz parte do terceiro A do Marketing, ou seja Ativação. Os quatro As são, Análise do Mercado, Adaptação,Ativação e Avaliação do produto.

     
  9. Excelente! Muito comum as pessoas confundirem as duas coisas.

     
  10. Digamos que a publicidade é parte estética da parada e o marketing faz o trabalho lógico. Faz a estratégias de como atingir em cheio seu publico alvo, onde veicular as propagandas da publicidade. ver onde é o melhor investimento e tudo mais. um depende do outro para o trabalho ser bem feito.

    Curti a definição de vcs, bem simples e legal para geral entender.

     
  11. Verônica Chagas
     

    “Se o Marketing fosse um polvo, a Publicidade seria um dos seus tentáculos.” – Frase-exemplo que usarei para toda minha vida! rs

     
  12. Leonardo Valim
     

    Felipe acho q está um pouco equivocado, o marketing visa descobrir, antecipar, uma necessidade do cliente muitas vezes em um tipo específico de cliente, e então satisfazela com o produto apropriado, no local apropriado, com o preço apropriado é ainda promovela, ai chega a nossa querida publicidade que terá que descobrir como achar a melhor “cantada” para o público especificado assim como o local mais indicado para isso ser feito seguindo no exemplo se eu busco um determinado perfil de parceira devo saber se será mais fácil encontrala em uma balada ou em um shopping para poupar esforços e custos desnecessários.
    E lembrem-se com posicionamento adequado e uma ótima cantada mts “feinhos” se tornam grandes conquistadores sem causar falças expectativas é claro.

    ;) i s2 pp

     
    • emanuel julio
       

      caracaa perfeita definição do marketing e da publicidade , palavras colocadas muito bem em cada questionário feito .. Parabéns .

       
  13. emanuel julio
     

    ( leonardo Valin )

     

Deixe um comentário

 

 

 

© Blogcitário - o seu blog de Publicidade, marketing, viral e guerrilha. Todos os direitos reservados.

Rodando sob Wordpress. Layout e Programação por Hilder Santos.

Follow @blogcitario