Estrutura do texto publicitário

 

Quem pensa em começar uma carreira como publicitário, certamente acha que a profissão é uma das mais fáceis que existe e que ser redator publicitário é moleza. Mas quando a pessoa começa a estudar ou botar a mão na massa, ver que a história é outra.

teclado

O redator precisa de técnicas para criar o texto que chamará a atenção do leitor e no fim convencê-lo a comprar a ideia que está lá. Mesmo que o texto seja breve, a redação publicitária se apóia no discurso aristotélico para seduzir o leitor com argumentos simples, diretos que não deixem dúvidas que aquela é a melhor opção de compra. Veja quais são as fases do discurso criado por Aristóteles:

Exórdio: é o título do texto, que tem a função de chamar a atenção do leitor em poucas palavras. Aqui o redator precisa incluir já o tema do anúncio e deixar quem está com a peça na mão com vontade de saber mais sobre o produto. Exemplo: Água X, a melhor para sua vida.

Narração: apresenta os fatos de forma muito objetiva. Geralmente usa-se um argumento que faça o leitor concordar naturalmente e que deixe a leitura mais confortável. Exemplo: água faz bem à saúde e é essencial para a vida da gente.

Provas: nesta fase as qualidades e características do produto ou serviço anunciado são mencionadas. Exemplo: a água X vem da fonte de Lindóa, com o maior índice de pureza do mercado.

Peroração: é a parte responsável por fechar o discurso, reforçando a ideia apresentada no título e ordenando o leitor a fazer o que o texto propõe. Exemplo: Para garantir uma rotina saudável, beba água X.

Mesmo que o texto seja curto, geralmente ele contém todas as fases apresentadas acima. A única que pode ser dispensada é a parte da narração. Aproveite estas dicas de como escrever um texto publicitário (que certamente você deve ter aprendido na faculdade), observe outros anúncios e melhore sua habilidade em convencer milhares de pessoas através das palavras.

pixel
The following two tabs change content below.

Caio Costa

Editor-chefe at Blogcitário
Publicitário, Diretor da Orfeu Comunicação e editor-chefe do Blogcitário, seu blog de publicidade.

Latest posts by Caio Costa (see all)

 
 

Comentários no Facebook

7 comentários

  1. Olá!adorei seu blog é de otima utilidade, muitas coisas para se aproveitar(aprender) para quem está no inicio desta carreira de loucos (2ºano de facudade), a area que eu quero seguir é redação, sempre tive fascinio por esta area…a melhor parte de uma campanha!
    Obrigada pelas dicas!! ;)

     
  2. Muito bom o blog parabens!

     
  3. Adorei o texto! Enviei para alguns amigos da faculdade! *-*

     
  4. Bom dia à todos!

    De fato a se a estrutura apresentada for formatada de forma adequada, certamnte teremos um BUZZ de qualidade que irá se disseminar satisfatoriamente e se transformar em uma bem sucedida campanha de marketing viral.
    Breve estará circulando na internet através dos mais diversos canais de comunicação em massa a campanha que estou preparando para divulgar o nosso site.
    E por falar nissso, lembrei de perguntar se você já sabe qual é o melhor site de compras coletivas no Brasil? se não sabe, acesse nosso link e fique por dentro desse assunto.

    Att.
    Maria Eduarda

     
  5. shirsellem
     

    oie vcs estão de perabéns pelo blog…bjossss

     

Deixe um comentário

 

 

 

© Blogcitário - o seu blog de Publicidade, marketing, viral e guerrilha. Todos os direitos reservados.

Rodando sob Wordpress. Layout e Programação por Hilder Santos.

Follow @blogcitario