Artigo

A importância do posicionamento de mercado

Tem empresas que, além de desprezarem a importância da publicidade para seu produto ou serviço, não ligam para algo precioso para elas crescerem e se destacarem entre o público: posicionamento.

Muitas áreas usam esta ferramenta para estabelecer uma identidade. A Unidos da Tijuca, por exemplo, assumiu uma postura criativa nos últimos anos do carnaval carioca. Depois que surpreendeu a todos com um carro feito apenas por pessoas, a cada ano a galera já espera algo inovador da escola. Todo mundo tem um posicionamento: diretores de cinema, atores e até mesmo você perante amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

E na publicidade não é diferente. Se a Skol deixar de veicular campanhas engraçadas, com certo teor non sense, certamente as pessoas vão estranhar e comentar que aquela não é a propaganda da Skol. Ou seja, se um banco se define como uma instituição séria e confiável e coloca um texto engraçado que foge completamente desta postura, sua imagem pode sofrer certo abalo que talvez seja difícil consertar depois. Mas se a proposta é mudar, ela deve ser cuidadosamente planejada para não torná-la irreconhecível.

As Havaianas é um ótimo case de (re)posicionamento. No início era vista como produto simples e sem valor, mas depois de um trabalho conjunto se estabeleceu como a sandália das celebridades, muito valorizada por quem a usa. E essa transição foi feita de forma natural, quase imperceptível aos olhos do público.

Esse é um dos vários motivos para uma empresa sempre contratar uma agência de publicidade, pois ela vai saber trabalhar junto com o departamento de marketing a imagem que o empresário quer que o público tenha do seu produto ou serviço. Nunca invista em um trabalho “barato”, pois quem pagará caro no futuro será sua empresa.

Deixe seu recado

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.