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Marketing + Publicidade = Sucesso

Sou fã da coluna semanal do Lula Vieira no Propmark, que sempre traz histórias divertidas que já aconteceu na vida dele como publicitário.

No texto desta semana, ele conta que, ao final de uma palestra, um senhor perguntou qual é a melhor estratégia de marketing que uma pequena loja do interior deveria adotar. Ele respondeu com perguntas sobre os detalhes do local e viu na reação da esposa do homem que tinha colocado o dedo na ferida: ele estava sendo desleixado com o seu negócio, portanto, ele deveria observar primeiro a sua empresa com olhar do consumidor e consertar o que estava errado. Como muitos empresários confundem marketing com propaganda, ele acha que basta anunciar que o dinheiro vai entrar feito água. Não é bem assim.

O primeiro objetivo do Marketing é atender as necessidades do consumidor. Se a empresa não liga para o relacionamento interno dos funcionários com a diretoria, não dá importância à qualidade do atendimento, “deixa para depois” a reforma da fachada e a troca da placa que está desbotando de tão velho, como ela espera que o público continue consumindo os seus produtos e serviços? Ninguém gosta de freqüentar ambientes desconfortáveis, não é?

O mesmo vale para a publicidade. Do que adianta se uma empresa possui excelente departamento de marketing, mas na hora de anunciar escolhe a opção mais barata (leia-se “micreiro” ou “sobrinho que mexe no Corel”) e veicula campanha com layouts ruins, textos sem conceito e posicionamento e em mídias que não estão voltados para o público-alvo? Também não adianta anunciar em redes sociais nessas condições, pois o resultado pode ser pior.

Enfim, o Marketing é responsável pela imagem do produto ou serviço – que é a verdadeira alma do negócio – e a Publicidade é o cartão postal da empresa. Se um destes dois elementos não estiver bem, a equação para chegar ao sucesso junto ao público está errada e deve ser resolvida o quanto antes.

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1 Comentário

  1. Existem muitas questões na comunicação até ela ser assertiva. Concordo que o primeiro passo seja entender as características e o comportamento dos nanoconsumidores. Adequar o “cartão postal” a eles é o primeiro passo p/ conseguir atingí-los.

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