Por que contratar uma agência de publicidade?

 

Navegando pelo Twitter, encontrei este post que explica a importância de uma agência de publicidade para o sucesso da empresa. Além disso, estabelece as diferenças entre marketing, design, publicidade e propaganda. Ou seja, leitura obrigatória para quem acha que propaganda é algo supérfluo para os negócios.

Anunciar através de serviços profissionais nunca será um gasto e sim, sempre será um investimento. Pense bem: sua campanha será vista por milhares ou até milhões de pessoas e as peças vão impactar todas elas de alguma forma. E é aqui que a qualidade faz a diferença. Enquanto o “micreiro” vai colocar o máximo de informações em um outdoor ou busdoor, a agência saberá como se comunicar com eficiência e conquistar o público-alvo em menos de dez segundos.

Juntando a vontade de economizar dos empresários e a facilidade em encontrar pessoas dispostas a criar anúncios sem conceitos facilitam a espalhar a idéia que muita gente tem de que propaganda é algo dispensável. Se a Nike, Adidas, Coca Cola e outras marcas gigantes pensassem assim, certamente elas estariam mortas nas mentes e corações do público nos dias de hoje.

Se você é empresário, é bom lembrar que:

O micreiro não sabe criar posicionamento para o produto que ele está anunciando;

O sobrinho-que-mexe-no-Corel-Draw não entende de diagramação e outros elementos essenciais para uma boa Direção de Arte;

O seu amigo que “quebra um galho” criando o folder da sua empresa não tem idéia de como criar um texto publicitário e não vai se importar com eventuais erros gramaticais;

A sua “eugência” vai veicular os seus anúncios nos meios que ele conhece, sem se importar com o seu público-alvo;

O bom e velho ditado “o barato sai caro” também deve ser seguido por aqui.

Por isso, é muito bom ouvir o cliente da minha agência comentar que mudou a imagem que tinha sobre publicidade ao ver as inscrições do colégio aumentar em relação ao ano passado e elogios dos pais, alunos e outras pessoas ao material criado por mim e pelos meus sócios. Antes, ele pensava que veicular propaganda era desperdício por não observar os efeitos dele no colégio. Logicamente, o responsável pelo material era alguém que “mexia no computador”.

Resumindo: publicidade de qualidade é o melhor fermento para qualquer empresa.

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Caio Costa

Editor-chefe at Blogcitário
Publicitário, Diretor da Orfeu Comunicação e editor-chefe do Blogcitário, seu blog de publicidade.
 
 

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18 comentários

  1. Parabéns pelo artigo. Nós http://www.retinacomunicacao.com concordamos com o postado. São serviços que devem ser realizados por profissionais.

     
  2. Muito bom o artigo, falo como cliente de uma agência de publicidade que sonha que seu produto seja visto pelo meu público e que seja apresentado a ele de uma forma agradável e convidativa.

    Já perdi muito tempo e dinheiro por não ter conhecido o trabalho destes profissionais, mas também já tive profissionais da área que me deixaram na mão.

     
    • Caio Costa
       

      Pois é, Ronaldo. Mesmo você tendo experiência com profissionais ruins da área, é bom saber que você reconhece que este é o melhor caminho para uma empresa crescer de verdade no mercado.

       
  3. Parabéns pelo artigo! Achei muito interessante e concordo plenamente com tudo escrito. Venho apenas mostrar algo de engraçado que percebi ao le-lo. Ao citar o amigo que “quebra um galho” criando o folder da sua empresa e que não tem idéia de como criar um texto publicitário muito menos vai se importar com eventuais erros gramaticais; chamo atenção para o artigo perdido em “O micreiro não sabe criar posicionamento o produto que ele está anunciando”

     
  4. Andreia Venancio
     

    Olá, aparentemente meu site e meu serviço é o primeiro na internet, no seguimento,porem nao estou lucrando como deveria, alguma “falha “, na aborgadem do cliente, ou aspecto do site, e realmente já gastei uma pequena furtuna em Publicidade sem resultado ..
    Gostaria de saber em relação a valores de uma campanha, e se existe a possibilidade de divulgar meu trabalho no exterior também..
    Aguardo

     
  5. Excelente post, e diria mais: acredito que com a força cada vez maior da comunicação integrada, somada ao neuromarketing e análises subjetivas dos motivos que levam um consumidor a comprar, a publicidade varejista e mão de obra não-especializada tende a ficar cada vez mais concentrada apenas em municípios menores e vilarejos. Daqui a algum tempo, quando se falar em crescimento de uma maneira exponencial para uma empresa, seja ela micro, média ou grande, logo os empresários farão uma associação imediata a agências de comunicação. Isso é uma questão de tempo, e pouco! Estas, por sua vez, precisarão de profissionais cada vez mais habilitados a entender essas tendências do mercado, que exige uma visão multilateral de uma comunicação personalizada.

     
  6. Luis Gustavo
     

    Ótimo post, direto e bem explicativo. Falta o pessoal compartilhar essa ideia e fazer chegar até os olhos e ouvidos dos empresários/investidores.

     
  7. Ótimo post, infelizmente muitos empresários não tem essa mentalidade e consideram a publicidade e um gasto e não um investimento, juntando o fato que há muitos publicitários que não são profissionais e acabam traumatizando as empresas com um péssimo serviço e quem paga o pato somos nós desse segmento que acabam generalizando tudo.

     
  8. Bacana o texto, poderia ao menos ter dado os creditos da imagem, no minimo creditado ao google…rsrs

    Fiz essa ilustração para o site da minha empresa alguns anos atras.

     
  9. Meu querido,
    Muito bom o artigo. Arrume apenas o título: POR QUE neste caso é separado!
    Abraço

     

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