Artigo

As Mídias Sociais vão matar a publicidade tradicional?

Sou heavy user das Redes Sociais e, logicamente, estou acompanhando de perto as campanhas que são criadas via Twitter, Facebook e até o Orkut. Apesar de alguns #fail, como a Chuva de Twix, o trabalho dos analistas de mídias sociais mostra que, se houver planejamento e uma boa idéia dando suporte à campanha, os resultados podem ser bastante satisfatórios.

Mas, ultimamente, venho acompanhando também muita gente estabelecendo as Redes Sociais como a mídia do futuro, que decretará a morte dos velhos comerciais de 30”, do anúncio no jornal, do outdoor, enfim, dos meios que fazem parte da publicidade tradicional. Como eu sou dono de uma agência de publicidade em Salvador, devo ficar preocupado?

Acredito que não, pois esse papo de um herdeiro matar o seu antecessor também já foi usado quando a TV e a própria internet foram criadas. Acredito que o meu trabalho na Orfeu será de oferecer aos clientes uma parceria das mídias. O Twitter e o Facebook podem ser uma grande plataforma para dar suporte ao conceito de uma campanha veiculada na Rede Globo ou nas páginas da Veja, por exemplo.

Um grande exemplo é a Fiat, que lançou o seu novo Uno com a maior entrevista coletiva do mundo através do Formspring, sendo a criação da Espalhe, mas não esqueceu de veicular dois ótimos comerciais para o seu “público offline” (aqui e aqui) criados pela Leo Burnett.

Ou seja, a tendência é que a publicidade tradicional se adapte a esta nova realidade do mercado e cabe a nós, publicitários, fazer esta união dar certo.

Deixe seu recado

4 Comentários

  1. Mas nao vai mesmo. não existe a menor possibilidade de haver essa migração. vai haver sim, como há, a integração. as redes sociais tendo um papel importante. Tem muita gente que nem vê nas mídias tradicionais, mas fica sabendo do lançamento por meio das redes sociais. Como vc falou, as agencias precisam ter esse timing e ter as redes como uma grande auxiliar na veiculação. mesmo pq nao creio que as redes sociais vão durar assim uma eternidade. essa geração vai passnão me vejo com 45 mandando scrap, nem adicionando novos contatos!

  2. Certamente as mídias sociais não irão matar a publicidade tradicional. Esses dias mesmo andei lendo sobre um novo conceito de publicidade, a Nanopublicidade, criada pelo Roberto Guarnieri, da A1 Group, em que esse é justamente um dos pontos levantados. E as mídias sociais vem para serem mais uma ferramenta entre todas as já existentes, e não para substituir ou matar outras.
    Porém, como esse tipo de dúvida sempre aparece à medida em que surgem inovações, é sempre bom voltar a questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.