A publicidade pode ajudar a salvar o mundo?

 

Já falei sobre a importância da propaganda para uma empresa ser bem sucedida e como ela influencia no comportamento da sociedade em relação ao consumo.

E será que a publicidade pode ser usada contra os problemas sociais e ambientais? Ou seja, será que os criativos têm condições de fazer as pessoas pararem para refletir em alguns atos ruins como jogar lixo na rua, devastar as matas, desperdiçar água, etc.

Vejo ONG´s como a WWF lançarem campanhas e iniciativas bacanas para ajudar, nem que seja um pouco, a Terra. Um desses casos é a Hora do Planeta, que consiste em desligar as luzes por uma hora em determinado dia.

Será que esse tipo de publicidade realmente incentiva o público a abrir mão do seu conforto, nem que seja por algum tempo? Acredito que, de certa forma, a natureza já está dando essa resposta.

E você? Acha que existe algum case deste tipo que tenha dado resultado positivo para o planeta?

Blog Widget by LinkWithin
The following two tabs change content below.

Caio Costa

Editor-chefe at Blogcitário
Publicitário, Diretor da Orfeu Comunicação e editor-chefe do Blogcitário, seu blog de publicidade.
 
 

Comentários no Facebook

12 comentários

  1. Acho que sim, pois se existem grandes campanhas de consciência ambiental de pequenos gestos(ex: black pixel e hora do planeta). As pessoas se sentem mais mobilizadas a participar de coisas assim e contribuem para o meio ambiente. Divulgar é essencial para o sucesso de campanhas ambientais:-)

     
  2. Achei a hora do planeta uma ideia boba que não trouxe nada realmente de útil, mas gosto muito de peças como essas que você colocou no post.
    Elas te fazem pensar. Isso sempre é bom.

     
  3. Acredito que se essa iniciativa se tornasse “maior”, poderia chamar a atenção de mais pessoas, assim como a publicidade tem o poder de fazer as pessoas consumirem algo de que não necessariamente precisam, pode fazer-las tomar a iniciativa consciente com relação a natureza nem que seja pequena, entretanto essa caminhada seria longa, e não há uma real movimentação entre grandes empreendedores para auxiliar esse tipo de propaganda. Sem contar alguns que teriam seus calos pisados.

     
  4. Em partes, talvez. Verdade seja dita, a publicidade [pelo menos brasileira] está em decadência há vários anos. Temos um grupo muito grande de pessoas que engolem qualquer coisa que ouvem ou vêem, em maioria besteiras sem o menor senso crítico.
    Daí qualquer propaganda sobre meio-ambiente vai todo mundo ficar comovido, achar que é bonitinho [apesar de triste], mas para aí. O pessoal não quer ser colocada numa posição de culpa.

    Acho que deve haver muita publicidade de ONGs e ativistas relacionados a socorros sócio-ambientais, muito mais do que tem agora. Quem sabe faça efeito por quantidade.

     
  5. Infelizmente nossas publicidades ainda são muito artificiais sobre esse assunto. Estou fazendo meu projeto experimental sobre o tema. Publicidades feita por ongs são mais claras mas mesmo assim nao nos dao uma solução, servem mais como alerta, já as empresariais possuem uma linguagem mto comercial e axo que nao deveriam tratar um tema tao urgente, com uma linguagem comercial. Na minha opniao deveriam ser campanha educativas, igual era feito a anos atras, afinal sao poucos que possuem uma consciencia ecologica, e nosso papel como comunicologos deveria ser comunicar e educar a sociedade, seja com atitudes ou com mais informações sobre como agir, quais atitudes sao saudaveis para nosso planeta e nao usar esse assunto, como fachada para criar uma boa impressão a empresas que só possuem uma preocupação: fazer dinheiro.

     
  6. claro que pode!

    no dia em que o dinheiro não tiver mais valor e os grandes anunciantes não dominarem os meios populares.
    O ser humano com certeza sofre influência das grandes empresas, principalmente por ter acesso mais fácil às informações relacionadas a elas.
    se o acesso às informações relacionadas ao mundo e sua atual situação fossem disponibilizadas com mais facilidade talvez a propaganda deste gênero pudesse salvar o mundo sim.

    como a prioridade é lucrar…aí complica! rs

     
  7. sonia rosa
     

    Considero que, de alguma forma, a publicidade ajudar a salvar o planeta através das suas peças de comunicação que influenciam a adopção, por parte dos consumidores, de comportamentos mais racionais e amigos do ambiente.

     
  8. Campanhas sérias ajudam. Anúncios de oportunidade para tirar dinheiro do cliente ou criadas só para ganhar prêmios, não.

     
  9. Não, pois é ela que fode o mundo!

     

Deixe um comentário

 

 

 

© Blogcitário - o seu blog de Publicidade, marketing, viral e guerrilha. Todos os direitos reservados.

Rodando sob Wordpress. Layout e Programação por Hilder Santos.

Follow @blogcitario