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Quanto vale a twittada patrocinada?

Eu já escrevi sobre como anunciar no Twitter, mas na semana passada a “twittosfera” foi balançada com dois assuntos ligado à publicidade no microblogging: o media kit da amada e odiada @twittess e a campanha #inconfundível de uma marca de biscoitos.

Assim como surgiu o post patrocinado, acredito que muita gente já esperava que cedo ou tarde surgissem as twittadas patrocinadas. Já que muitas empresas já têm presença ativa no serviço, é uma tendência natural que elas procurem as autoridades 2.0 para divulgar seus produtos e serviços. Dessas práticas, nascem algumas perguntas: quanto cobrar por uma mensagem de 140 caracteres que será entregue a milhares de pessoas, que por sua vez, recebem centenas de mensagens por hora? Além do migre.me, como medir que o investimento valeu a pena? O caso da Twittess gerou polêmica porque, apesar dela expor as vantagens de alguém anunciar no seu microblog, ela é conhecida por ter milhares de seguidores-robôs. Sem falar que ela fez este material a pedido de uma empresa.

email da Twittes

Quanto ao case #inconfundível, ele estava sendo colocado em prática sem problemas até o jornalista Maurício Stycer chamar a ação de publicidade velada. Logicamente, alguns blogs como o Não Zero e o Filosofia Nerd comentaram sobre o texto e como todos os envolvidos foram transparentes em dizer que a tag é uma ação publicitária.

Acho que o problema não é certo ou errado anunciar no Twitter e sim como medir a eficácia deste tipo de ação para a marca anunciada. No caso desta tag, um twitteiro disse que o objetivo é fazer os seguidores seguirem as mensagens e descobrir sozinho site do anunciante, que por sinal, está reunindo todas as mensagens que contenham a tag. Mas será que essas mensagens terão impacto para as centenas de twitteiros novatos? Pois acredito que os “veteranos” já sabem do que se trata. Para quem está entrando agora, a tag pode ter o mesmo das outras que são feitas normalmente, como o #euri.

Como tudo na web, é pela tentativa e erro que vamos aprendendo a construir o melhor caminho para divulgar anunciantes sem comprometer a credibilidade de quem anuncia. Enquanto tudo for feito com o máximo de transparência, porque não ganhar dinheiro com poucas palavras?

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10 Comentários

  1. Pela minha experiência leitores reagem MUITO BEM quando é tudo transparente. A volta toda para chegar ao Club Social, na promoção do #inconfundível foi desnecessária e confusa.

    Não é preciso ter medo de botar a marca na rua. É só associá-la a hubs de conteúdo relevantes ao público-alvo.

    Do contrário fica a mesma situação do blog que tem vergonha de veicular publieditorial (mas veicula) e o anunciante que não quer que a publicidade seja divulgada como tal.

    Quanto ao caso da Twittess, isso é tranquilo. Já me preocupei com isso, mas depois de uma conversa com gente mais experiente, vi que era besteira. Ninguém que mente circulação dura muito tempo. O Mercado de publicidade não é burro.

  2. Concordo em usar qualquer midia digital para tal. E no caso script, tem usos e usos para isso. Se com script se ganha seguidores ou leitores fiéis, usando o script de forma a divulgar o conteúdo, não vejo problema. O problema passa ser quando se usa para simplesmente ganhar um número. Mas sendo essa informação transparente ao anunciante, não há problemas. @elirios

  3. A tuitada só valerá realmente alguma coisa quando houver planejamento. Porque por mais que surjam novas mídias, tem princípios que são básicos. Mas, por enquanto, só há tentativas desesperadas.

    Não dá pra admitir que pioneirismo ainda tenha o mesmo significado rústico de 100 anos atrás. E o conhecimento, cadê?

  4. Pelo que entendi, você está fazendo uma enquete simples com o intento de saber se o objetivo dessas práticas é alcançado. Eu acho que não. O twitterfox fica on no meu note durante o tempo que estou navegando. Depois que saio, ao retornar, dou uma rápida olhada nos mais de 200 mensagens, mas não me aprofundo em nenhuma delas.

    No caso da twittess, ela lança a mensagem para milhões de usuários, mas não acredito que todos leiam e os que leem, descartam. Não gostamos de spam em nossas mensagens, e isso é spam. Como disse o colega, uma mala direta bem feita, atrairia mais o consumidor.

    Porém, não reprovo a prática, apenas acho que mais da metade das mensagens ficam na lixeira e as outras tantas vão, por nossas próprias vontades, para o mesmo lugar.

    Beijocas

    Votei em você, também estou concorrendo, mas não estou muito empolgada. Mais beijocas.

  5. Pelo que entendi, você está fazendo uma enquete simples com o intento de saber se o objetivo dessas práticas é alcançado. Eu acho que não. O twitterfox fica on no meu note durante o tempo que estou navegando. Depois que saio, ao retornar, dou uma rápida olhada nos mais de 200 mensagens, mas não me aprofundo em nenhuma delas.

    No caso da twittess, ela lança a mensagem para milhões de usuários, mas não acredito que todos leiam e os que leem, descartam. Não gostamos de spam em nossas mensagens, e isso é spam. Como disse o colega, uma mala direta bem feita, atrairia mais o consumidor.

    Porém, não reprovo a prática, apenas acho que mais da metade das mensagens ficam na lixeira e as outras tantas vão, por nossas próprias vontades, para o mesmo lugar.

    Beijocas

    Votei em você, também estou concorrendo, mas não estou muito empolgada. Mais beijocas.;. All the best!!

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