O que é anúncio de oportunidade

 

Uma das estratégias que gera boca a boca entre as pessoas são aqueles anúncios e/ou comerciais que cutucam a concorrência inspirado em algum fato que virou notícia. É o chamado anúncio de oportunidade.

Na semana passada, a Ocean Air não perdeu tempo e veiculou uma peça sobre o fato da Gol começar a cobrar pelos seus serviços de bordo. Imagine quantas pessoas devem ter considerado viajar com Ocear Air, depois de ler o anúncio.

A grande característica dessas peças é a rápida veiculação para o público entender do que se trata. Quando São Paulo sofreu um pequeno terremoto, a MPM entrou em ação e criou este anúncio para a Burger King. Só não sei se o povo gostou da gracinha.

Em 2004, quando Maluf estava sendo investigado por ter contas no exterior, a McCann criou para a Fundação São Martinho anúncio sensacional baseado na declaração do político de que se essa conta existisse, doaria todo o dinheiro para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Um dos mestres nessa área é a W/Brasil com o Bombril. A agência é especialista em criar anúncios, sempre estrelados por Carlos Moreno, sobre os assuntos que estão na boca do povo, como o caso Ronaldo.

Também são considerados anúncios de oportunidade aqueles que comemoram algum dia específico, como este de uma concessionária para o dia do motorista.

Se o seu cliente tiver consciência da importância da propaganda para a empresa dele e tiver uma verba sobrando para expor a marca nestes momentos, nada melhor do que investir os neurônios nesse tipo de anúncio. É uma boa chance de fazer o público prestar mais atenção na sua mensagem do que nos “dias normais”.

pixel
The following two tabs change content below.

Caio Costa

Editor-chefe at Blogcitário
Publicitário, Diretor da Orfeu Comunicação e editor-chefe do Blogcitário, seu blog de publicidade.
 
 

Comentários no Facebook

13 comentários

  1. Boa explanação. Em outras palavras poderia dizer que anúncio de oportunidade é “se aproveitar da miséria do concorrente”. kkkk

     
  2. Cliente com consciência sobre importância da propaganda, ainda mais desse tipo de publicidade, com verba sobrando? Nem no google você acha isso hehehe

     
  3. o problema é ter que enfrentar os chatos e moralistas de plantão, como no caso do comercial “relaxa e compra” da peugeot.

     
  4. Concordo com o Fabio na questão dos falos moralistas!
    Ótimo post, bem expica-ilustrativo.

     
  5. O anúncio da Ocean Air foi oque mais chamou a minha atenção, pq ele mexe direto no $$ do consumidor.

     
  6. Senti uma dorzinha pela Gol agora. Ai…

     
  7. Parabéns pelo post, mais que um post foi uma aula !!

     

Deixe um comentário

 

 

 

© Blogcitário - o seu blog de Publicidade, marketing, viral e guerrilha. Todos os direitos reservados.

Rodando sob Wordpress. Layout e Programação por Hilder Santos.

Follow @blogcitario